Novembro Azul: ações e estratégias na Atenção Básica

10 votos

Desde 2011, o novembro se tornou o mês da campanha de saúde do Homem, após o Instituto Lado a Lado pela Vida começar uma campanha para diagnósticos precoces de Câncer de Próstata e o Ministério da Saúde unido ao Instituto Nacional de Câncer (INCA) divulgarem ações importantes com o Instituto e a data transformou-se no maior movimento em prol da saúde masculina.

Sendo assim, o dia da Campanha Novembro Azul da unidade da Estratégia de Saúde da Família do Parque Primavera, em Presidente Prudente- SP ocorreu dia 26/11/2021, das 17 hrs às 22 hrs e teve atendimento de 51 pacientes masculinos, feitos por toda a equipe da Unidade, desde agentes comunitários, enfermeiro, auxiliares de enfermagem, médicos e estudante de medicina.

Os pacientes tiveram a oportunidade de realizar:

– Triagem de pressão arterial e Teste capilar (dextro)

– Testes rápidos (HIV e hepatites)

– Avaliações odontológicas

– Consultas médicas

– Agendar exames laboratoriais como hemograma, colesterol total e frações, glicose de jejum e PSA, saindo da unidade com o dia do agendamento em mãos.

– Orientações sobre alimentação após IMC alterados

– Orientações sobre o risco do tabagismo e etilismo

Além disso, eu, como residente de Medicina de Família e Comunidade alocada na unidade, e o estudante do 4° ano de Medicina da UNOESTE realizamos uma palestra sobre depressão, ansiedade e as principais Doenças Sexualmente Transmissíveis e roda de conversa de como a pandemia contribuiu para estas e outras patologias , contribuindo na educação em saúde da população.

Com isso, pudemos conscientizar, ainda mais, a população masculina sobre a necessidade de cuidar do seu corpo e também dos problemas psicológico que aumentaram em meio a Pandemia, além da proteção para um sexo seguro com parceiros fixos.

Assim, a intenção da campanha foi aumentar o vínculo dos pacientes com a unidade contribuindo para diagnósticos e tratamentos precoces de câncer de Próstata ou outras comorbidades posteriores.

Anexos:

 

Bibliografias:

-https://bvsms.saude.gov.br/novembro-azul-mes-de-conscientizacao-sobre-a-saude-do-homem/

-https://ladoaladopelavida.org.br/historia-da-campanha-novembro-azul/