Novo livro aborda os acidentes causados por animais peçonhentos na saúde pública

7 votos

Discutir os múltiplos fatores que envolvem os acidentes e problemas de saúde causados por animais peçonhentos, especialmente entre as populações mais vulneráveis. Com esse objetivo, a Editora Fiocruz lança Os Animais Peçonhentos na Saúde Pública, novo título da coleção Temas em Saúde. A obra estará disponível para aquisição a partir de 3 de agosto, nos formatos impresso – via Livraria Virtual da Editora – e digital, por meio da plataforma SciELO Livros.

A autoria é de Claudio Maurício Vieira de Souza, do Instituto Vital Brazil, e Rosany Bochner, que foi coordenadora do Sinitox, pesquisadores pertencentes a uma geração formada em um dos tantos momentos especiais da trajetória da saúde pública no Brasil: a implantação do Programa Nacional de Ofidismo, em 1986, iniciativa de enfrentamento dos acidentes por animais peçonhentos.

Segundo os autores, o livro começou a ser pensado durante suas andanças pelo interior do estado do Rio de Janeiro, estudando o aumento dos casos de picadas por escorpiões. “Essas experiências no território reforçaram duas preocupações: a necessidade de apropriação pelas políticas publicas dos saberes e modos de viver das populações expostas ao risco de acidentes e a necessidade de reorganização das estratégias e ações voltadas para esses problemas de saúde”, afirma o biólogo Claudio Maurício.

Dividido em quatro capítulos, o volume tem caráter introdutório e busca provocar a curiosidade do leitor para algumas das dimensões envolvidas nos acidentes por animais peçonhentos. Dessa forma, a obra se distancia das abordagens que se concentram apenas nos aspectos biológicos e médicos dessas questões.

Clique aqui para obter o livro ou no link: http://www.livrariaeditorafiocruz.com.br/colecoes/temas-em-saude/os-animais-peconhentos-na-saude-publica