Analogia da guerra nuclear
Uma imagem que simboliza de modo proporcional uma guerra mundial envolvendo as superpotências nucleares e um combate letal entre algumas pessoas armadas é a seguinte:
– Três pessoas numa sala fechada representam EUA, Rússia e China.
Eles usam coletes com explosivos no lugar de coletes à prova de balas. Não há lugar para eles se protegerem. A única coisa que podem fazer é ameaçar atirar uns nos outros. Eles sabem que se alguém atirar, a sala e todos explodem.
Nessa analogia, a sala representa o planeta e a civilização humana.
Entre pessoas em conflito esse tipo de situação, onde todos apontam uma arma para a cabeça dos outros, realmente ocorre.
Segundo a Wikipédia “Um impasse mexicano é um confronto em que não existe estratégia que permita que uma das partes envolvidas obtenha a vitória. Algumas vezes todos os atiradores disparam e nenhum sobrevive.”
Desse ponto de vista não há uma guerra entre a Rússia e a Ucrânia. O que estamos vendo é uma batalha da verdadeira guerra entre Otan e Rússia, que por sua vez, é um prelúdio de um conflito entre EUA e China.
As consequências de um conflito com o uso de armas de destruição em massa é inimaginável. É possível que tenhamos que viver e lidar com a existência num mundo em que esse tipo de inimaginável seja um evento realizado. Ver menos