O Tabagismo mata 6 milhões de pessoas por ano no mundo

6 votos

Com base nos trabalhos desenvolvidos em sala de aula, na disciplina de  informática aplicada na saúde, será trabalhado vários eixos, onde um dos é a problemática de saúde causada pelo tabagismo.

Muito embora sabendo dos riscos que causa o cigarro ainda existe um número significativo de usuários. Com base na pesquisa do IBGE mostrou-se que os adolescentes tem contato com o tabaco muito cedo. Em 2009 a OMS revelou que o hábito de fumar é, na maioria dos casos, estabelecido durante a adolescência. Segundo outra pesquisa do IBGE, a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), de 2015, 18,4% dos alunos do 9º ano do ensino fundamental já haviam experimentado algum tipo de cigarro. Na mesma publicação, 26,2% dos estudantes tinham, pelo menos, um dos pais fumantes.

As consequências do tabagismo vão muito além do câncer de pulmão, que é o resultado mortal do hábito de fumar mais conhecido. Problemas cardiovasculares também figuram entre as consequências mais sérias. Fumantes possuem até três vezes mais chances de sofrerem infartos do miocárdio mesmo sabendo dos riscos e as consequências que o tabagismo trás muitos não conseguem iniciar ou concluir tratamento dos vícios.

 

É importante mencionar que o tabagismo é uma doença (dependência de nicotina) que tem relação com aproximadamente 50 enfermidades, dentre elas vários tipos de câncer (pulmão, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero, leucemia), doenças do aparelho respiratório (enfisema pulmonar, bronquite crônica, asma, e muitas outras que ainda estão sendo estudada.

Desde 2008, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística está engajado na luta contra o fumo no Brasil, com o início da Pesquisa Especial de Tabagismo (PETab), que aperfeiçoou o questionário do Center for Disease Control and Prevention, continuado na PNS 2013. Os estudos renderam prêmios de reconhecimento ao IBGE e ao Ministério da Saúde, em 2009 e 2015.

Portanto conclui-se que é importante desenvolver campanhas e projetos que vise atender usuários que tiver interesse de obrar o tratamento, muitas vezes nos deparamos com fumantes ativos que está buscando alternativas de realiza o tratamento e se livrar das dependências do cigarro.