Oficina com idosos reforça a importância da alimentação saudável para a QV na Terceira Idade

11 votos

 

Uma oficina com idosos que residem na área de abrangência de uma Estratégia Saúde da Família (ESF), no município de Presidente Prudente, foi organizada por estudantes do Curso de Medicina da Universidade do Oeste Paulista, em outubro de 2022.
Os acadêmicos, sob supervisão docente, executaram a Ação de Educação Coletiva em Saúde, para falar mais sobre a importância de uma alimentação saudável na qualidade de vida da melhor idade.
A oficina foi criada a partir da aplicação da Metodologia Ativa da Problematização e faz parte de uma parceria entre Academia e Serviço, firmada entre a UNOESTE e a Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente.
O encontro foi iniciado com acadêmicos dando as boas vindas para os idosos. A seguir, noções de alimentação saudável foram sendo estimuladas, em uma Roda de Conversa com os participantes que falaram, de maneira informal e voluntária, sobre utilização de hortaliças e verduras na dieta cotidiana. O Plano de Ação teve como objetivo tornar a vida do idoso mais saudável, com qualidade e bem estar biopsicossocial.
A Facilitadora utilizou o Arco de Maguerez para estimular “Reflexão-na-Ação”.
Acadêmicos consideraram que, por meio da oficina, conseguiram sugerir para os idosos, para adotarem novos hábitos e aderirem a um novo conceito de vida, mais livre da ingesta de frituras e excesso de carboidratos, por exemplo. Estudantes referiram que esperam que os participantes repassem para os familiares e amigos o que aprenderam na Oficina.
Acadêmicos explicaram que o encontro também serviu para falar da importância da prática de atividades físicas, no dia a dia dos idosos.
Ao todo, 21 idosos participaram do Plano de Ação.
A Facilitadora considerou que a parceria Academia-Serviço é muito importante, e que beneficia os idosos participantes.
O acompanhamento de profissionais da equipe interprofissional da ESF fez toda a diferença no desdobramento do Plano de Ação.
Os Trabalhadores da Saúde, da ESF consideraram que essa parceria ajuda o idoso, na busca por mais qualidade de vida.
O gerente da ESF considerou que esses são hábitos simples que podem ser inseridos na rotina dos idosos e que fazem toda a diferença para o seu bem estar.
Os participantes consideraram como positiva a ação de Promoção à Saúde realizada no território ligado à ESF.

Referência:
ALIMENTAÇÃO DO IDOSO: ESTRATÉGIA DE MOTIVAÇÃO PARA UMA
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
Disponível em:
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/235/12613/1/21554445.pdf&ved=2ahUKEwjRufmw4_76AhXB8IUKHT47CBU4ChAWegQIIRAB&usg=AOvVaw3KJMwmsDqmRn80PkcsYyAc
Acesso em 26 10 2022, às 15h e 30min.