OUTUBRO ROSA: Acadêmicos realizam palestras de conscientização em Unidade de Saúde

8 votos

Acadêmicos de fisioterapia orientando sobre a realização do autoexame de mama.

No último dia 19 de outubro de 2022, alunos de fisioterapia da Universidade do Estado do Pará (UEPA) realizaram palestras nas salas de espera na Unidade Básica de Saúde do paraíso dos pássaros. A ação teve o intuito de conscientizar a importância do autoexame e informar acerca do câncer de mama. Além disso, foram distribuídos materiais para as pessoas lerem e levarem para casa.

Folders distribuídos as pessoas em sala de espera

Folders distribuídos as pessoas em sala de espera com informações sobre o câncer de mama.

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo todo. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), onde estima-se mais de 65 mil casos de câncer de mama em 2022, ele é a maior causa de morte por câncer entre as mulheres. O sintoma mais comum desse tipo de câncer é o aparecimento de nódulos (caroço) no seio podendo ou não ser acompanhado por dor, vermelhidão, secreção desconhecida, sangramentos ou inchaço.

Para a diminuição desses casos a prevenção é muito importante e uma forma disso é a realização do autoexame que é onde se faz a palpação e o toque das mamas para verificar a possibilidade de aparecimento de nódulos. Dessa forma, foram utilizados bexigas para mostrar para o público na sala de espera da UBS como pode ser feito esse autoexame.

O outubro rosa foi criado por volta de 1990 para incentivar a detecção precoce do câncer de mama, sendo celebrado no Brasil e no exterior com o intuito de diminuir a mortalidade pela doença e a sua incidência.

 

Fonte: Ministério da Saúde e Instituto Nacional do Câncer (INCA)