Plano de Ação com foco na Promoção à Saúde e Combate ao Tabaco é colocado em prática em uma ESF.
Estudantes do Curso Médico da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) colocaram em prática mais um Plano de Ação estimulado pela Metodologia Ativa da Problematização. Após analisarem a Epidemiologia do Território, ligado à ESF Humberto Salvador, encontraram um grande número de fumantes, com vínculo na Unidade de Saúde. Convidaram pessoas tabagistas para participarem de um Grupo Anti-Tabaco, a partir do Eixo da Atenção Coletiva em Saúde, conforme preconizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais publicadas pelo MEC , no ano de 2014. Os participantes foram avaliados clinicamente pela equipe Interprofissional da Unidade de Saúde da Família. Participaram também de uma Roda de Conversa organizada pela Equipe da ESF com foco na Clínica Ampliada e nos benefícios relacionados ao abandono do tabagismo. Medicação para ansiedade e gomas de mascar com nicotina foram oferecidas aos presentes, em consultas individuais, realizadas pela médica da ESF, no final da ação coletiva em Saúde. Os participantes consideraram como positiva a ação de Promoção à Saúde desenvolvida no território da ESF.
relação de professores para provas
CRATOD – Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas. Disponível em:
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.saude.sp.gov.br/cratod-centro-de-referencia-de-alcool-tabaco-e-outras-drogas/&ved=2ahUKEwj87ejBv7rlAhUONOwKHYAiAIQQFjAKegQIARAB&usg=AOvVaw30y_QSdI_xecHyY80JG94t
Consulta em 25 10 2019 às 12h 30min.
Por Nayanne Souza
Parabéns Pela iniciativa!
O tabagismo ainda é um problema de saúde pública no Brasil e que precisa de atenção dos profissionais da saúde. As equipes de saúde se esforçam no combate e redução desse consumo, ofertando grupos e palestras para redução de danos. Os estados ofertam medicamentos, adesivos e gomas de mascar para as equipes que se empenham nessa campanha.
há uma grande importância na atuação multiprofissional, como equipes de ESF, NASF e CAPS para desenvolvimento desse trabalho.
Cada profissional pode contribuir de alguma forma para a redução do consumo do tabaco.
No município onde trabalho, no setor público já estamos realizando grupos com o apoio do NASF com encontros semanais, totalizando 4 encontros. Há uma boa aceitação do tratamento das pessoas que fazem uso do tabaco.