Professores da Medicina UNOESTE, Campus Guarujá, são capacitados com foco nos Princípios do Humaniza

22 votos

Professores;Daniel Pimentel, Marceli Rocha e Marcos Sanches.

A Faculdade de Medicina da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) do Campus Guarujá organizou uma capacitação dos seus Professores com foco nos Princípios do HumanizaSUS.
A Política Nacional de Humanização (PNH) existe desde 2003 com foco na efetivacão dos princípios do SUS para o dia-a-dia das práticas de atenção e gestão. Dessa maneira a Politica Nacional de Humanização (PNH) qualifica a saúde pública brasileira, incentivando trocas solidárias entre os gestores, trabalhadores e usuários do SUS.
A UNOESTE, Campus de Guarujá entende que a PNH deve se fazer presente e estar inserida nas políticas e programas do SUS.
A UNOESTE firmou uma parceria com a Secretaria de Saúde do Município de Guarujá, com a finalidade de criar ambientes saudáveis para a população adscrita às Estratégias Saúde da Família, nas quais os estudantes da Graduação de Medicina estarão inseridos, como membros das Equipes Interprofissionais.
Os Facilitadores acompanharão os acadêmicos nas ESFs e utilizarão Metodologias Ativas como a Problematização, nos Ciclos Pedagógicos, criando Planos de Ação, de acordo com as Necessidades de Saúde da comunidade local.
Os Facilitadores foram capacitados para promover a comunicação entre estes três grupos buscando provocar uma série de debates em direção a mudanças que proporcionem melhor forma de cuidar e novas formas de organizar o trabalho nas ESFs.
Os participantes entenderam que a humanização está relacionada com a valorização dos usuários, trabalhadores e gestores no processo de produção de saúde. Na capacitação, ficou claro que a UNOESTE busca valorizar os sujeitos para oportunizar uma maior autonomia, com ampliação na sua capacidade de transformar a realidade em que vivem, por meio da responsabilidade compartilhada, da criação de vínculos solidários, da participação coletiva nos processos de gestão e de produção de saúde.
A PNH estimula a comunicação entre gestores, trabalhadores e usuários do SUS, buscando produzir mudanças nos modos de gerir e cuidar, para construir processos coletivos de enfrentamento de relações de poder, trabalho e afeto que muitas vezes produzem atitudes e práticas desumanizadoras que inibem a autonomia e a corresponsabilidade dos profissionais de saúde em seu trabalho e dos usuários no cuidado de si.
Os participantes consideraram como positiva a capacitação que teve foco na criação de ambientes saudáveis para as comunidades adscritas aos territórios das ESFs nas quais a UNOESTE estará presente ensinando futuros médicos.

 

Referências:
Política Nacional de Humanização.
Disponivel em:
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_humanizacao_pnh_folheto.pdf&ved=2ahUKEwi7oP-T0JvhAhVEfd4KHQXDDLEQFjABegQIBRAB&sqi=2&usg=AOvVaw04zU8E3g_tsFlo5pSvPqkT
Pesquisa em 23 03 2019 às 17h 35min.