Projeto Biblioteca Itinerante do Hospital Abelardo Santos atinge 1.534 usuários em 1 ano de ação

6 votos

Uma programação, com direito à visita de super-heróis e contação de histórias, foi realizada pelo Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, para celebrar o primeiro ano de atividade do projeto Biblioteca Itinerante, na tarde da última quarta-feira (15).

O carrinho expositor personalizado, que circula semanalmente pelos andares da unidade, e que, geralmente, é conduzido pelos membros do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), chegou, dessa vez, de forma diferente na ala pediátrica. Ele foi guiado pelos personagens Homem-Aranha e Capitão América, proporcionando alegria e muita interação entre as crianças.

A coordenadora de Humanização do HRAS, Suzane Gonzaga, ressaltou que a iniciativa, além de estimular a leitura, também tem o objetivo de levar entretenimento por meio de jogos de conhecimentos e desenhos para pintura. Atualmente, a biblioteca conta com mais de 300 obras, que incluem romances, ficção, quadrinhos, literatura religiosa e infantil, palavras cruzadas e caças-palavras e já beneficiou 1.534 usuários. “Através desse projeto, temos o intuito de reduzir o estresse, ansiedade e proporcionar uma experiência menos desgastante e mais agradável para os nossos pacientes durante o período de internação”, frisou.

A unidade possui uma quantidade significativa de pacientes e acompanhantes, e por este motivo, as doações de obras literárias em bom estado de conservação, jogos de conhecimentos e brinquedos pedagógicos são sempre bem-vindos. As pessoas interessadas em contribuir com o projeto podem deixar as suas doações na portaria principal da unidade, a que está localizada na avenida Augusto Montenegro aos cuidados do setor de Humanização. Nosso objetivo é estimular a leitura dentro do hospital e, assim, fazer com que essa prática, se estenda para a casa, principalmente, para as crianças.