‘Projeto Leiturinha’ firma vínculos entre pais e filhos na UTI Pediátrica do Abelardo Santos

6 votos

Contar histórias é um poderoso estímulo à imaginação de crianças e fortalece os vínculos entre quem conta e quem ouve. Diante de tantos benefícios, o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, ousou levar semanalmente a atividade de leitura para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica da unidade.

“Ele gostou muito das histórias. Davi é curioso e amou a leitura. Nós ficamos muito felizes com a ação que foi feita. Só sinto gratidão ao Aberlado Santos. Aqui sempre fomos muito bem cuidados. Como mãe fiquei muito feliz”, disse Gerlane Prado Torres, de 22 anos, que está com filho na UTI Pediátrica do HRAS há mais de um ano.

Para ajudar as crianças a terem mais atenção, o “Projeto Leiturinha” desenvolvido pelo serviço de terapia ocupacional em parceria com a Humanização do HRAS levou brinquedos terapêuticos além dos livros.

“O Leiturinha nasceu da compreensão profunda dos benefícios que a leitura traz para o desenvolvimento infantil, especialmente nos primeiros dias de vida. A leitura nos primeiros dias de vida contribui significativamente para o aumento do vínculo entre pais e bebês, tem efeito tranquilizador e auxilia no desenvolvimento cerebral dos pequenos”, destacou a terapeuta ocupacional Danielle Ferreira.