Projeto: Reforçando a importância da alimentação saudavel e sustentável durante a pandemia do COVID

6 votos

Emili Santana Peixoto

Ian Pereira Assunção

Em meio ao isolamento social causado pela pandemia do COVID-19, que assola o mundo desde o inicio de 2020, as preocupações no que se refere ao fortalecimento e manutenção do sistema imunológico através de uma alimentação saudável e equilibrada para combater os efeitos do vírus no organismo, também fundamental para o bem estar físico e mental, ganhou espaço significante na lista de prioridades da sociedade preocupados em ajudar o organismo a se fortalecer caso fossem acometidos pelo coronavírus.

Por muito tempo tinha-se a ideia que uma alimentação inadequada ocorria quando havia um consumo elevado de alimentos com sódio, gordura e açúcar, o que não está errado, principalmente se associado a fatores como estresse e sendentarismo e que está diretamente relacionados ao aumento de Doenças Crônicas Não Transmissivéis (DCNT). Pedro Escudero (1934) afirma que uma alimentação saudável é aquela “qualitativamente completa, quantitativamente suficiente, harmoniosa em sua composição e apropriada à sua finalidade e a quem se destina”. Não podemos também esquecer de acrescentar a forma de produção e processamento desses alimentos.

O COVID19 ainda é um vírus que está sendo estudado e, há poucas evidências no que diz respeito a alimentação e o vírus. Mas, recomenda-se uma boa manutenção da alimentação equilibrada, com consumo de alimentos naturais, e hidratação para a manutenção e recuperação da saúde do individuo. Uma boa dieta evita o surgimento piora de DCNT ou favorecer o sedentarismo e estresse emocional, que sabemos que são doenças que acabam sendo colocadas como grupo de risco em caso de contágio.

Pensando nos alunos e famílias da APAE – Jequié, este projeto vem reforçar a importância de uma boa alimentação como instrumento de combate aos afeitos do COVID19 no organismo. Sabemos que este vírus age de forma ainda desconhecida em cada pessoa, mas uma alimentação saudável e equilibrada só irá somar.

Quebrando a ideia de que uma boa alimentação é “ruim”, os professores, atraves de vídeos expositivos, atividades lúdicas e impressas, irão mostrar que podemos nos divertir e proporcionar alimentos saudáveis nas nossas refeições.

Objetivo Geral:

·         Apresentar aos alunos e famílias, de forma simples e consciente, a importância de uma alimentação saudável.

Objetivos Específicos:

·         Compreender o que é uma alimentação saudável;

·         Desenvolver habilidades de psicomotoras, cognitivas e coordenação e equilíbrio;

·         Perceber a importância do trabalho em equipe e a união do mesmo;

·        Estimular a criatividade dos alunos;

·        Promover a conscientização e importância do reaproveitamento de alimentos;

 

Referência bibliográfica:

Escudero P. Alimentación Buenos Aires: Hachette; 1934.