Projeto Saúde e Bem-Estar em tempos de Coronavírus – UNCISAL / Alagoas.

14 votos

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – UNCISAL, é referência no ensino, na pesquisa, na extensão e na assistência à população alagoana. A UNCISAL oferta 10 cursos superiores, conta com uma escola técnica de saúde e gerencia oito unidades assistenciais ou de apoio assistencial, dentre as unidades assistenciais, 3 são hospitais de referência em:  doenças infectocontagiosas, maternidade de atendimento à gestante de alto risco e o único hospital psiquiátrico público de Alagoas.

A UNCISAL tem a função apoio institucional  instituída desde 2015, através do Núcleo de Apoio ás Ações de Humanização da Atenção e Gestão  – NAHUM, atualmente coordenado por mim, desde dezembro de 2018. O NAHUM é um dos núcleos que compõe a Supervisão de Atenção à Saúde e Bem-Estar (SASBEM), supervisão componente da Pro-reitoria de Gestão de Pessoas, responsável por desenvolver ações voltadas ao cuidado do servidor, aliando bem-estar à promoção de saúde e segurança do trabalho e do trabalhador, juntamente com o Núcleo de Atenção Integral à Saúde e Segurança do Trabalhador – NAISST e do Núcleo de Eventos e Qualidade de Vida no Trabalho – NEQVT.

Pensando na continuidade da nossa missão de cuidar do servidor, criamos o projeto  Saúde e Bem-Estar em tempo de Coronavírus, com objetivo de promover, através da educação em saúde, saúde física e mental ao trabalhador UNCISAL, através da abordagem de temas que tragam benefícios em sua vida social (família, trabalho,comunidade) e individual (cuidados com o corpo, desenvolvimento de hábitos saudáveis). Os conteúdos abordados tem objetivo de alcançar diferentes públicos afetados pela pandemia, desde os servidores que estão atuando diretamente no combate ao Covid-19, até aqueles que estão em Teletrabalho. Assim, a diversidade de temas nos permite oferecer ao trabalhador, aos seus familiares e à comunidade acadêmica da UNCISAL, informações importantes de cunho educativo sobre como lidar com as adversidades geradas durante a pandemia.

Os temas foram sendo abordados a partir das fragilidades que foram surgindo nos serviços e  postados nas mídias sociais da instituição.

Abordar o tema sigilo e ética foi bastante necessário após fazermos escuta de queixas dos trabalhadores acometidos pelo Covid-19.

Compartilho aqui!