PSICOLOGIA E A SAÚDE PÚBLICA

5 votos

PSICOLOGIA E SAÚDE PÚBLICA

Como tradicionalmente sabemos, o objetivo do profissional da psicologia é compreender e analisar as pessoas a fim de solucionar problemas relacionados ao comportamento. O profissional atua no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças mentais, de personalidade ou distúrbios emocionais, sendo habilitado a atuar em diversas áreas tanto no âmbito privado quanto no contexto público.

A saúde pública emprega muitos profissionais de Psicologia no Brasil, distribuídos em instituições de saúde mental, Unidades Básicas de Saúde e hospitais. Desde a regulamentação da área como profissão, a Psicologia tem conquistado e ampliado o seu espaço na Saúde Pública, principalmente após a instituição do Sistema Único de Saúde (SUS), que trouxe um novo olhar sobre o conceito de saúde e doença. O que antes era visto como ausência de doença física, começou a considerar aspectos sociais e culturais do paciente. Com o SUS, a Psicologia ganhou um novo campo de atuação.

Apesar de a Saúde Pública abranger um percentual considerável de profissionais da psicologia, são grandes as dificuldades de atuação na área, principalmente pela falta de conhecimento sobre o SUS e pelo uso limitado de técnicas, como consequência de uma formação inadequada e falta de preparo profissional. A atuação se reduz à clínica tradicional, focada no indivíduo, com tratamentos demorados, que não consideram o contexto sociocultural em que o paciente vive.

A Psicologia tem uma história muito recente no Brasil, passou a existir como profissão somente em 1962. Os profissionais atuavam em basicamente quatro áreas: clínica, escolar, magistério e trabalho.

Devido às pressões do mercado de trabalho, os profissionais buscaram outros campos de atuação, dentre eles, o campo da saúde pública, gerando um aumento de profissionais a partir do final da década de 70. Nesse período, o campo da saúde pública se torna um grande polo de absorção de psicólogos.

Com a implantação do SUS as profissões de saúde se integraram à saúde pública. Nesse contexto, a Psicologia, que praticamente atendia somente em instituições ambulatoriais e hospitalares de saúde mental, ganha espaço nas Unidades Básicas de Saúde, expandindo a atuação do psicólogo. Esses acontecimentos fizeram com que a Psicologia conquistasse um espaço na Saúde Pública.

Referência: Unis.