(Re) começar outra vez Como a psicoterapia pode te ajudar após o término de um relacionamento?

8 votos

Terminar um relacionamento, seja um namoro ou casamento, nunca é um momento fácil para a maioria das pessoas.

Muitas pessoas são obrigadas a se voltar para si após o término e se percebe como uma desconhecida, não sabe exatamente em quem se tornou ao longo dos anos que esteve ao lado de alguém, não é incomum que se sinta perdida, como se sua vida estivesse de pernas para o ar, e passe a vivenciar uma avalanche de emoções, como medo, insegurança, culpa, angústia, e outras. A rotina muda e a sensação de vazio se faz presente mesmo que tenha partido de você a decisão de terminar.

Não é fácil recolher os pedaços de uma vida a dois que acabou, muitos acreditam que nada como um dia após o outro e tudo vai indo para o seu devido lugar, só que o tempo sozinho não faz milagre, é preciso que você esteja ativa nesse processo, e é exatamente ai que muita gente tem dificuldade, continuar a vida sem ter a certeza que tem alguém lhe esperando no final do dia, não é tão fácil funcionar bem quando a vontade é ficar embaixo das cobertas em posição fetal, ou assistindo filme enquanto devora o pote de sorvete. Mas a vida não espera que você se reconstrua para continuar acontecendo.

Com ajuda da psicoterapia todo o sofrimento será compreendido, direcionado e, aos poucos dissolvido em ensinamento e memórias, o que ajuda a melhorar o seu bem-estar.

Você poderá trabalhar o autoconhecimento que ajudará a resgatar a sua essência e a trabalhar na sua transformação pessoal. A realidade é que dar um tempo para você mesmo respirar e compreender quem é sem o outro é fundamental, pois em uma relação é comum adquirir gostos, hábitos da outra pessoa.

É possível com essa ajuda, estabelecer uma nova rotina que te tragam prazer e distração, evitando padrões que se repetiam quando estava com a pessoa, ou seja ajuda a reconstruir uma nova rotina e uma nova pessoa.

Você terá alguém que te entenda, te acolha, onde você poderá desabafar sem ser julgada, sem que menosprezem seus sentimentos, palpites, comparações, conselhos não acontecerão nessa relação. Além de que terminar uma relação é um luto que você precisa passar, então você deve se permitir a chorar, sentir dor e saudades do(a) ex, mas os amigos podem julgar esses sentimentos.

Você será fortalecida, validada, direcionada de acordo com os seus objetivos. Como também te ajuda a lidar melhor com a sua companhia para evitar que você busque alguém para preencher a vaga, mesmo que essa pessoa não tenha nada a te oferecer diferente do seu ex. Não é a toa que os padrões se repetem.

Inclusive uma parte importante é o trabalho de prevenção as recaídas, de não ceder os gatilhos, manipulações seja inconsciente ou não, muitos seguem a vida, mas quando percebe que você começou a seguir com a sua, volta a ligar, a demonstrar um certo interesse. Te confunde novamente e você pode começar a duvidar se fez uma boa escolha, nesse caso vale a pena se lembrar dos motivos que te levaram a esse termino, e trabalhar o fortalecimento das suas escolhas que como tudo na vida trará consequências, não é só decidir seguir em frente, mas também saber como fazer isso. As possibilidades são inúmeras, nem falei de traumas que valem a pena serem trabalhados para não atrapalharem uma relação futura.