resenha O Trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde no Cuidado com Pessoas que Usam Drogas

8 votos

O Trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde no Cuidado com Pessoas que Usam Drogas: Um

Dialógo com a PNH / Rosane Azevedo Neves da Silva, Gustavo Zambenetti e Carlos Augusto

Piccinini

 

É muito importante apoiar uma pessoa que está inserida no contexto das drogas, criando estratégias de cuidado que são utilizadas por agentes comunitários de saúde no cuidado de pessoas que fazem uso de álcool e outras drogas.Dentro do SUS é muito difícil produzir mudanças nas práticas de atenção e de gestão, é um dos desafios da Política Nacional de Humanização. De acordo com esta política, reconhece-se

Que os princípios do SUS, tais quais descritos no conjunto de leis e decretos, não produzem

Transformações automáticas no campo da Saúde. A busca pela “humanização do SUS` é de extrema importância, para dar dignidade para milhares de pessoas que estão em situações críticas e sem nenhum apoio de fora, não vão conseguir uma melhora, para conseguir averiguar o que está faltando, o único jeito é estar inserido no meio e ver as necessidades, pois olhando de fora nem sempre dá para ter uma noção de tudo o que pode ser melhorado nesse meio. Afim de melhorar esse serviço, foi criado um espaço de escuta e de acolhimento das experiências de trabalho dos agentes comunitários, possibilitando-lhes compartilhar problemas comuns e, ao mesmo tempo, redimensionar a forma muitas vezes estereotipada que configurava a realização do seu trabalho com esta população, pois as vezes esse público sofre muito preconceito, por uma falta de conhecimento ou até mesmo por uma imagem formada que elas têm. A reprodução de uma imagem depreciativa, “cinza”, “sem futuro”, depois de associar a imagem das pessoas que usam drogas a palavras como fraqueza, fuga, morte, doente, cinza uma situação pejorativa.

O que a pessoa que usa drogas precisa? Essa é uma pergunta chave para a solução, pois tem q se entender o lado das pessoas que estão nessa situação, o básico para qualquer situação assim é a pessoa se sentir aceita, para q ela veja que ela consegue passar por isso, além de aceita ela deve se sentir acolhida e ver que não está sozinha nessa luta e que é possível largar essa vida, nesse quesito que entra os grupos de apoio.