Seminário sobre a Politica Nacional de Humanização: Desafios e Possibilidades na FPEHCGV – Belém-Pa

12 votos

No dia 22/06/2021 aconteceu na Fundação Pública Estadual Hospital de Clinicas “Gaspar Vianna”- FPEHCGV, Belém-Pa, o “Seminário sobre a Politica Nacional de Humanização: Desafios e Possibilidades”.

A mesa de abertura contou com participação da Presidência do hospital, representada neste ato por Dra. Débora Jares, do Coordenador da Câmara Técnica Estadual de Humanização do Pará o psicólogo Sr. Guilherme Martins e com a coordenadora do Comitê de Humanização do hospital Assistente Social Enedina Campos. A mesa abriu o evento, garantindo apoio da Presidência às ações coordenadas pelo Comitê de Humanização e fez uma reflexão sobre o papel enquanto  Membros e Apoiadores da Política Nacional de Humanização – PNH, ou seja, enfatizou que nos somos protagonistas do SUS que dá certo e nos aponta os Limites e Possibilidades.

Em seguida o coordenador estadual de Humanização fez uma fala sobre a importância da Política Pública de Humanização, expôs um histórico da política e realizou uma análise do panorama atual da saúde, incluindo a complexidade da situação da pandemia de COVID 19 e sobre as várias ações de Humanização que estão ocorrendo no Estado do Pará.

Ressalta-se também a participação da Assistente Social Enedina Campos (Coordenadora do Comitê da FPEHCGV) e da Psicóloga Josie Mota (Secretária do Comitê) que complementaram com a exposição do histórico da Humanização na FPEHCGV e sobre aspectos teóricos da PNH e do SUS e realizaram reflexões sobre a realidade vivenciada cotidianamente no hospital. Outro ponto destacado foi a dinâmica de funcionamento do Comitê, quantos as ações e projetos que vem sendo desenvolvidos.

Foi aberto espaço de fala para os membros e apoiadores e vários deles citaram experiências dos seus setores. Algumas experiências não eram de conhecimento de todos, então este foi um excelente momento de trocas de experiências.

Para finalizar foi realizada uma amostra de experiência exitosa de Humanização na FPEHCGV. A psicóloga Aline Kristine Rodrigues trouxe sua contribuição a respeito do trabalho desenvolvido há 3 anos na UTI -Adulto que permite Visitas Estendidas, Visitas Ampliadas e sobre a utilização de “placas afetivas”, que contém informações pessoais sobre o usuário e que ficam expostas no leito de cada um para facilitar a comunicação e troca de afetos entre equipe, usuário e familiares.

O evento foi encerrado com um lanche coletivo que contribuiu para a integração entre os membros e apoiadores participantes do evento. Neste sentido cabe dizer que o Seminário foi um sucesso na avaliação dos participantes do Comitê de Humanização da FPEHCGV.