Trabalhador da saúde: Gente cuidando de gente

24 votos

Resenha do artigo – Trabalhador da Saúde: Gente cuidando de gente.

Autoras do artigo: Fabiana Schneider, Carolina Santos da Silva

Autoras da resenha: Thailini Vebber, Ticyana M. M. Porto

Caderno HumanizaSUS, Formação e intervenção, volume 1.

 

O texto tem como foco principal explorar os aspectos que envolvem o trabalho em saúde e a saúde do trabalhador. O profissional da saúde é o foco principal da política nacional de Humanização, e é importante salientar uma das prioridades da Política Nacional de Humanização que é valorizar o trabalho criativo, abrindo o espaço para pensar o protagonismo dos trabalhadores da saúde e as implicações da função de cuidar que é exigida dos mesmos.

O trabalho ocupa um papel organizador na vida das pessoas, interferindo diretamente na autoestima e nos relacionamentos interpessoais.

Ao trabalhar diretamente com o outro, muitos sentimentos são acarretados no trabalhador da saúde, que sofre a exigência de dar respostas imediatas que aliviem a dor e o sofrimento do outro, essas pessoas trabalham sob constante pressão, inúmeras pessoas transitando e conversando, sons altos, queixas constantes, ansiedade, tristeza, dor, morte e longas jornadas de trabalho constituem o cotidiano da maioria desses profissionais, passar várias horas sob situações desconfortáveis abalam o equilíbrio psicológico do trabalhador.

Diante disso, as autoras perguntam: como fica o sentimento do trabalhador ao se encontrar diante de situações que não pode dar contar?

Vale salientar que atrás de um profissional existe uma pessoa que também merece atenção, apoio e um acolhimento. O estresse diário no trabalho pode acarretar em vários problemas pessoais, causando sofrimento. Passar várias horas sob situações desconfortáveis e de pressão constante abalam o equilíbrio psicológico do trabalhador.

A autoras citam uma experiência vivenciada no município de Camargo, Rio Grande do Sul, através do projeto Pensando no cuida-dor, o qual constituiu-se um espaço pensado no trabalhador, com o objetivo de preservar sua qualidade de vida, e proporcionar melhores condições no atendimento de usuários, fortalecendo vínculos entre os colegas, ampliando a capacidade de comunicação e enfrentamento de conflitos, propiciando uma visão diferenciada em direção ao profissional da saúde, permitindo entende-lo como um profissional que requer cuidados para cuidar com qualidade.

A partir dessa ideia, podemos dizer que o apoio pode vir da equipe de trabalho, como um grupo de ajuda, um espaço dentro do próprio local de trabalho, que seja possível uma roda de conversa para que essas pessoas possam compartilhar informações uns com os outros, aprendendo a lidar com o sofrimento e as angustias causadas pelo estresse do dia a dia no trabalho, e assim tornar o ambiente de trabalho mais digno e feliz.