VACINA GAME

9 votos

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA SAÚDE
CURSO DE PSICOLOGIA

Disciplina: A Psicologia e a Saúde: pressupostos para a prática profissional do psicólogo
Prof.ª Ruth Gelehrter da Costa Lopes
Autoras: Fernanda Osorio, Giulia de Paula Rivellino, Nathalia Vieira, Patrícia Rizzi, Stefany Alves

VACINAÇÃO E O SUS: CUIDADO PARA A SAÚDE BRASILEIRA

1. O que são vacinas
As vacinas são substâncias preparadas por técnicas científicas modernas que estimulam o corpo a produzir uma resposta imunológica e, assim, se defender contra organismos, como vírus e bactérias, que provocam doenças. Nesse caso, se um vírus ou bactéria invadirem o corpo no futuro, ele já saberá como combatê-lo, evitando a doença. Isso se chama imunidade.
É importante reforçar que as vacinas são seguras e as doenças contra as quais protegem oferecem risco muito maior. Todas as vacinas passam por rigorosos testes de segurança, incluindo testes clínicos, antes de serem aprovadas para o público.
As vacinas podem ser aplicadas por meio de injeção ou por via oral (pela boca).

2. Importância de se vacinar
Além da proteção individual contra doenças que apresentam consequências sérias – inclusive, a morte – , a vacinação é uma das medidas mais importantes de prevenção contra doenças da população como um todo. Assim, quanto mais pessoas vacinadas, menor a chance da circulação da doença, já que a maioria das pessoas está imune.
Para que a vacinação seja eficaz, é importante que as pessoas procurem uma sala de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para serem vacinadas, nas idades recomendadas (vacinação de rotina). Além disso, existem as campanhas de vacinação.

3. Como se vacinar
Toda a população pode se vacinar gratuitamente nas mais de 38 mil salas de vacinação localizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o país. Para isso, basta comparecer a um posto de saúde com o cartão de vacinação em mãos.
O Ministério da Saúde promove duas campanhas anuais de vacinação, junto com Secretarias de Saúde de estados, municípios e Distrito Federal. São as campanhas da gripe (realizada no primeiro semestre, antecedendo o período mais frio do ano) e de atualização da Caderneta de Vacinação. Além disso, a cada quatro anos, todas as crianças menores de cinco anos são também alvo da campanha de vacinação contra sarampo.
Acesse os calendários vacinais: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/c/calendario-nacional-de-vacinacao/calendario-vacinal-2020
Em relação a vacinação contra a Covid-19, confira no site Vacina Já (https://vacinaja.sp.gov.br/) se você pode ser vacinado e o calendário dos grupos já anunciados. Nele você também encontra os endereços dos postos fixos (clique no botão “Locais de vacinação”).

4. Objetivos do jogo
Levando em conta a importância da vacinação como estratégia de promoção de saúde pública, o grupo identificou como essencial divulgar conhecimento sobre o tema, já que há um desconhecimento sobre as características de cada vacina, as doenças contra as quais protegem e a idade em que devem ser tomadas.

5. Acesso ao jogo
O jogo é no formato de Quiz, em que o(a) jogador(a) deve responder perguntas em um tempo determinado. Na versão produzida pelo grupo, o(a) jogador(a) deve ler a pergunta no centro da tela e escolher a alternativa (entre A, B e C) que a responde. O/A jogador(a) ganha pontos ao responder corretamente a questão e perde pontos ao errar. Lembrando que o objetivo do jogo é proporcionar que as pessoas conheçam mais sobre as vacinas.


Para acessar entre o link a seguir: https://wordwall.net/pt/resource/33740304/vacina-game

Referências
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cart_vac.pdf
https://www.unicef.org/brazil/vacinas-perguntas-e-respostas
https://vacinaja.sp.gov.br/