E o Agosto foi mesmo Dourado

6votos

Muita coisa pra contar, mas pouco tempo para parar e escrever. No entanto, não poderia deixar somente na memória de quem viveu a intensidade deste Agosto Dourado aqui no Médio Vale do Itajaí.

Como devem saber, o mês de Agosto é dedicado ao incentivo ao aleitamento materno no mundo todo. Infelizmente, ainda precisamos ter no calendário da saúde um espaço para lembrar a todos que este alimento é o melhor que existe para os bebês e também para suas mães e todos da família.

A partir das iniciativas do Comitê de Aleitamento Materno do Médio Vale do Itajaí construí-se coletivamente uma agenda de eventos em diversos municípios da região.

O evento agregador da região foi o XI Seminário Regional de Aleitamento Materno que aconteceu em 10 08 2017 na FURB (Universidade Regional) em Blumenau SC.

Foi um dia inteiro de palestras, mesas, muitas discussões e compartilhamento de experiências da região como creches sem uso de bicos e mamadeiras, empresas amigas da amamentação com salas de amamentação, licença paternidade de 20 dias para servidores da Secretaria de Saúde de Blumenau, entre outras coisas. O auditório foi pequeno para tantos interessados muitos até acomodaram-se em almofadas providenciadas pela organização.

]

A FURB, através do PAMI (PAMI – Programa de Atenção Materno Infantil) realizou atividades de palestras e rodas de conversa nos Shoppings da cidade.

Mas aconteceram iniciativas em Ascurra SC onde a mobilização foi através da decoração da Unidade Central de Saúde do município com a cor dourada e também murais informativos sobre o aleitamento.

Outro município bastante mobilizado foi Benedito Novo SC que além de fazer um Mamaço na praça:

E fez uma ação juntamente com a vigilância sanitária junto aos estabelecimentos que vendem produtos voltados a bebes e gestante sobre a legislação corrente do NBCAL:

O Banco de Leite de Blumenau SC preocupou-se com a decoração do espaço físico do serviço, bem como seus profissionais realizaram palestras em diversos outros serviços e também atenderam a imprensa para divulgar ainda mais os propósitos do Agosto Dourado.

O Hospital Santo Antônio de Blumenau SC  realizou diversas atividades internas para envolver não só a maternidade, mas os diversos setores do hospital:

E O Hospital Santa Isabel também de Blumenau SC entrou na roda realizando palestra voltada a comunidade em geral e também aos trabalhadores do hospital:

Gaspar SC realizou várias atividades centralizadas e descentralizas nas unidades de saúde em diversas partes do município.

Na Policlínica Central, espaço onde há a chamada Clínica da Mulher a decoração dourada chamou a atenção dos usuários e trabalhadores e gestores da unidade:

Em algumas unidades foi preparado um cantinho da amamentação para que as nutrizes possam exercer seu direito de amamentação tranquilamente.

Algumas unidades de saúde da família realizaram rodas de conversa com gestantes e puérperas sobre o aleitamento materno:

E para envolver ainda mais a comunidade a equipe preparou um Mamaço na praça:

 

 

 

 

 

O Hospital de Gaspar Nossa Senhora do Perpétuo Socorro realizou um encontro de gestantes, que ao mesmo tempo que conversaram sobre o aleitamento materno, também conheceram um pouco mais sobre o serviço, para estarem tranquilas na hora do parto:

 

Em um trabalho articulado das equipes de saúde e o NASF e NEPSHU (Núcleo de Educação Permanente e Humanização) do município Indaial SC organizou o II Gira Mama: um encontro de gestantes, nutrizes, profissionais de saúde e com participação especial das crianças e bebes ainda mamando.

 

As unidades de saúde também se preparam para entrar no clima do Agosto Dourado, criando murais informativos e cantinhos de amamentação.

E o Hospital Beatriz Ramos de Indaial SC entrou no movimento com grande empenho e múltiplas atividades internas e externas ao hospital, envolvendo a comunidade em geral:

Teve o encontro de amamentação, onde muitas mulheres vieram participar com seus bebes, oficina de sling e dança circular:

    

Teve decoração em todas as clínicas do hospital, até mesmo aquelas onde não há atendimento direto a gestantes e houve também distribuição do laço dourado a todos os trabalhadores do hospital como forma de despertar o interesse sobre o tema, com murais explicativos sobre o laço durado e seus aspectos simbólicos:

      

Teve também a participação do Grupo de Escoteiros da cidade, envolvendo-se na coleta de frascos para doação de leite materno, com grande arrecadação que será doado ao Banco de Leite de Blumenau que atende a necessidade de todos os hospitais da região para os bebes prematuros em atenção de uti neonatal. Os escoteiros também assistiram palestra sobre o tema e conheceram a maternidade.

  

E para encerrar o mês o grupo ainda fez uma caminhada pela cidade esclarecendo a necessidade deste movimento para a população em geral:

Pomerode SC também realizou a Hora do Mamaço no Teatro Municipal com grande divulgação em todo o município com cartazes nas unidades e outdoors:

   

 

Durante o evento também aconteceu uma oficina de sling e atividades físicas para gestantes e puérperas:

Rio dos Cedros SC Organizou eventos para a Semana Mundial de Aleitamento Materno, incluindo palestras e a Hora do Mamaço:

Rodeio SC também apostou em decorar as unidades de saúde e criar murais educativos sobre o tema da amamentação:

Timbó SC organizou como já é tradição no município uma roda de amamentação na praça principal:

Além deste grande movimento as unidades de saúde se mobilizaram organizando a decoração dourada e murais educativos sobre amamentação:

O outdoor chamava atenção de toda a população sobre o tema da campanha deste ano:

 

E assim foi dourado o Agosto no Médio Vale, agradecemos imensamente a todos que acreditam nesta importante ação de valorização do aleitamento materno em especial a todos os participantes do Comitê de Aleitamento Materno que vem construindo esta história no SUS desde muito tempo.