II Segundo Seminário Nacional de Promoção da Saúde e Desenvolvimento Local

12 votos

II SEMINÁRIO Nacional de Promoção da Saúde e Desenvolvimento Local

Será realizado em: Palmas-TO na Universidade Federal do Tocantins-UFT

Inscrições; www.uft.edu.br a partir do dia 1° DE MAIO

DIAS: 17, 18 e 19 de Maio de 2010

A realização deste seminário vem ao encontro da nova articulação nacional realizada para promover a Saúde e o Desenvolvimento Local Sustentável no Brasil, que visa uma melhor qualidade de vida para os cidadãos.

Em 1992, na cidade do Rio de Janeiro, foi realizada a “Conferência das Nações Unidas sobre o meio Ambiente e Desenvolvimento”, sendo a assinatura da Agenda 21 a principal convocação aos povos do mundo para estabelecer um plano de ação para o desenvolvimento sustentável. A Agenda 21 brasileira representa uma estratégia consensual que visa uma nova concepção de desenvolvimento – humano, social e sustentável, um novo padrão de relacionamento entre poder local e sociedade e uma nova compreensão das relações entre política e desenvolvimento.

Em 2006 foi criada a Comissão Nacional dos Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS), cujo objetivo é contribuir para o debate nacional sobre a problemática dos determinantes sociais e das iniqüidades em saúde. Dentre seus objetivos estão gerar informações e conhecimentos sobre determinantes sociais e saúde, contribuir para formulação de políticas que consideram seus efeitos positivos e negativos sobre a saúde e, ainda, mobilizar diferentes instâncias do Governo e da sociedade para enfrentar as desigualdades sociais. 

Neste contexto, é que se insere o debate nacional acerca da relação entre as cidades que desenvolvem a agenda local e sua implicação sobre a promoção da saúde. Como produto do projeto multicêntrico desenvolvido por pesquisadores de universidades brasileiras “Saúde e Desenvolvimento Local: análise dos progressos em relação aos objetivos do milênio relacionados à saúde”, será realizado o II Seminário Nacional de Promoção da Saúde e Desenvolvimento Local visando promover e socializar o debate sobre estes temas entre atores das instâncias municipal, estadual e federal, além de pesquisadores, estudantes e a população em geral.

Assim, é com grande satisfação que convidamos gestores da saúde, profissionais, pesquisadores, docentes, discentes e comunidade em geral para participar deste evento, na certeza de proporcionar momentos de trocas de saberes e vivências que contribuam para a organização dos serviços de saúde, fortaleçam iniciativas de desenvolvimento local que impactem na melhoria das condições de vida e saúde da população e dessa forma contribuam para o fortalecimento e consolidação do Sistema único de saúde no Brasil.

 

Profa. Dra. Marta Azevedo dos Santos

Coordenadora Geral do Evento