Profissionais da saúde participam de fórum Perinatal

10 votos




SÃO LUÍS – A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou nesta sexta-feira (18), o 1º Fórum da Rede de Assistência Perinatal de São Luís, no auditório do Hospital Universitário Materno Infantil.

 

Estiveram presentes além de profissionais da SES, representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Universitário, Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Maranhão (Sogima), Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren), Sociedade de Puericultura e Pediatria do Maranhão (SPM) e diretores de maternidades.

Durante a reunião foi discutida a realidade da atenção perinatal em São Luís, mostrados os indicadores perinatais no estado e debatida a situação atual das maternidades de pré-natal e atendimento a gestantes. “A atenção com as gestantes é responsabilidade de todos”, explica Marília da Glória Martins, chefe do serviço de Obstetrícia e Ginecologia do Materno Infantil.

O objetivo principal do fórum foi a criação da Comissão Perinatal de São Luís, que tratará das questões ligadas ao atendimento nas maternidades da capital. “A comissão terá a obrigação de conhecer a realidade das maternidades e a partir disso sugerir mudanças e melhorias”, conclui Frederico Barroso, diretor clínico da Maternidade Marly Sarney. Um dos focos da Comissão será o pré-natal. “A nossa maior preocupação é o pré-natal, que acabada perdendo a qualidade devido ao tamanho da demanda”, conclui Marielza Cruz, superintendente de Atenção Básica da SES.

Durante o fórum foram sugeridas, ainda, outras mudanças no atendimento de gestantes. “Uma saída seria o atendimento pré-natal em ambulatórios especializados nas novas UPA’s que serão entregues pelo governo”, sugeriu Marília Martins. Outra sugestão dada por ela durante o fórum foi a inclusão de estudantes de medicina para auxiliar o atendimento às gestantes. “Iremos trabalhar para melhorar ainda mais a assistência às gestantes e bebês”, concluiu Frederico Barroso.

As informações são da Secom do Estado.

 Frederico Vitório Lopes Barroso

 Diretor Geral da Maternidade Marly Sarney