TDAH: De quem é o problema, das crianças ou das escolas e lógicas da sociedade?

18 votos

 

 

TDAH: de quem é o problema, das crianças ou das escolas e lógicas da sociedade?
Posted by Felipe Cavalcanti on janeiro 9, 2011 – Blog Saúde com Dilma.

  Com este título, Felipe Cavalcanti, médico sanitarista e doutorando em Saúde Coletiva, trouxe este tema para o Blog Saúde com Dilma, ainda em janeiro deste ano, e autorizou sua transcrição para a RHS, REDE que vem debatendo este tema tão importante e caro, desde os ultimos meses no ano de 2010.

  Felipe, divulga filmes e textos que ilustram os debates na comunidade internacional :
  " De ontem pra hoje tive a oportunidade de ter contato com dois materiais muito interessantes sobre o chamado Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade.O primeiro chegou através de Marinilda Carvalho, via twitter ontem. Trata-se de um vídeo que reproduzo abaixo (aúdio em inglês com legenda em português – clicar em “transcrição interativa”), o qual focaliza, de forma brilhante, o fato de que o dito transtorno não está nas crianças, mas, na verdade, no sistema educacional que não acompanhou as transformações da sociedade e a própria maneira como o desenvolvimento das crianças tem acontecido.

https://www.youtube.com/watch?z=7BDOICZDjGA&feature=player_embedded

  O segundo material  é um artigo de Heloísa Vilela, publicado no Vi o Mundo ( em anexo). Nele a autora focaliza na produção da dita epidemia de TDAH e na medicalização daí derivada, envolvendo muitos interesses, sobretudo econômicos.
Resolvi compartilhar estes materiais pois acredito que a mudança no padrão de medicalização da sociedade é algo urgente, sobretudo neste caso em que envolve nossas crianças.
  Será que nossa ansiedade em controlar a “ansiedade” tão comum às crianças permitirá que elas se desenvolvam e transforme essa sociedade desigual e ao mesmo tempo normalizadora que temos produzido?

 Na continuidade desta questão/ reflexão que o Felipe Cavalcanti provoca –  e complementando os instigantes posts da Iza, que tem acompanhado na RHS o  movimento em defesa das nossas crianças, e contra a medicalização da Vida, em suas formas desnecessárias e a favor de interesses da biopolítica-  Convido a todos a assistirem um outro filme, que em poucas e fortes palavras , Diz tudo:

 

    www.youtube.com/watch

 Este vídeo  que me emociona bastante, foi trazido por Stella Maris Nicolau – Professora Assistente  da Universidade Federal de São Carlos, através do Coletivo Ampliado da Rede HumanizaSUS: Também sugiro que visitem os 3 posts da Iza , aqui na RHS, a fim de acompanharem como está este debate aqui no Brasil :

post 1: https://redehumanizasus.net/11432-a-vida-e-sempre-uma-questao-de-potencia

post 2: redehumanizasus.net/11650-normalidade-como-meta-de-vida   

post 3: redehumanizasus.net/11598-manifesto-sobre-a-medicalizacao-dos-comportamentos-e-lancado-em-sao-paulo           

  Desejo assim, otimas reflexões a todos, sobre nossas crianças, suas naturais e necessárias vias de expressão, suas potencialidades e singularidades, que não devem e não podem ser massificadas, para o comodismo de uma sociedade doente !        

  Em ANEXO o texto indicado pelo Felipe Cavalcanti, que trás opiniões de vários Neurologistas e Psiquiatras americanos, contra-indicando a onda de medicalização da Infância !!