Prefeitura de Itapema oferece guia para rede pública municipal de saúde

10 votos

A Prefeitura de Itapema, através da Secretaria de Saúde, disponibiliza aos munícipes a Cartilha da Saúde, lançada oficialmente durante a 3ª Conferência Municipal no mês de Julho. Intitulada “Saúde em Dia – Serviços à Comunidade”, a publicação é distribuída para as famílias da cidade através dos agentes comunitários de saúde e também está disponível no site da prefeitura, no endereço https://www.itapema.sc.gov.br/saudeemdia.

Segundo o Secretário de Saúde, Roberto Carlos Ruiz, a cartilha tem o objetivo de dar visibilidade aos serviços oferecidos pela rede pública e servir como um guia para os itapemenses. “Qualquer cidadão de Itapema, não importa a cor, condição social ou religião, possui acesso gratuito a inúmeros recursos disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo fundamental da cartilha Saúde em Dia é, de forma clara e objetiva, oferecer informações sobre como e onde acessar estes recursos. As pessoas economizam tempo quando sabem o local correto para resolver os problemas”, afirma.

A Cartilha da Saúde é dividida em três seções, referentes aos departamentos de atenção básica, vigilância em saúde e atenção especializada. Cada uma das partes explica os serviços de saúde disponíveis, formas de acesso, procedimentos de encaminhamento, endereços e formas de contato. O material mostra também iniciativas inéditas, que deram certo em Itapema e servem de modelo para outros municípios, como o caso do Circular da Saúde e do Laboratório de Habilidades Auditivas. Além disso, as nove Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Itapema estão listadas na última página da cartilha, com endereço e telefone.