Neuropolítica: governando a conduta na era do cérebro

24 votos

 

Queridos redenautas,

Na próxima segunda-feira, dia 29 de agosto, às 20h00, teremos a oportunidade de assistir, aqui em Sampa, no Teatro da PUC-SP (TUCA), a uma palestra do Professor Nikolas Rose.

Professor de Sociologia da London School of Economics (LSE) e diretor do Centre for the Study of Bioscience, Biomedicine, Biotechnology and Society, ele é um dos mais importantes estudiosos das questões inauguradas por Foucault, em torno dos temas da biopolítica e da governamentalidade, na atualidade (Veja mini-currículo abaixo).

O tema da sua palestra será: Biopolitics and Neuropolitics: Governing conduct in the age of the brain (Biopolítica e neuropolítica: governando a conduta na era do cérebro).

A conferência versa sobre os mais recentes estudos do Prof. Rose acerca das implicações sociais, éticas, culturais e legais da psiquiatria genética e biológica e da neurociência comportamental.

Para quem estiver em São Paulo, a entrada é franca e a sala será aberta às 19h00. O TUCA fica na Rua Monte Alegre, 1024, em Perdizes.

Para quem não puder assistir presencialmente, há a possibilidade de assistir pela internet, ao vivo, no seguinte endereço: www.pucsp.br/aovivo

Como sabemos que há muitos interessados pelo assunto nesta Rede e como o pessoal, por aqui, gosta de trocar ideias durante a palestra, incorporamos a tela de transmissão na nossa Sala de Eventos, que dispõe também de uma ferramenta de chat (no site da PUC é só a telinha, sem conversa).

Esclarecemos que não temos nenhuma responsabilidade sobre a transmissão do evento e, portanto, não podemos garantir que ela será bem sucedida, assim como não será possível encaminhar questões ao palestrante pelo chat, como fazemos normalmente nas transmissões que são organizadas por nós. Estamos apenas oferecendo a oportunidade de assistir a palestra à distância e em boa companhia… 🙂

***

Saiba mais sobre o palestrante:

Nikolas Rose é biólogo, psicólogo e sociólogo. Fundou em 1989 a History of Present International Network, uma rede internacional de pesquisadores que trabalham a obra de Michel Foucault. Foi editor da revista britânica Economy and Society e é co-editor da revista BioSocieties, publicada pela London School of Economics. Rose tem publicações nos campos da história política e social, da genealogia da subjetividade, da história do pensamento empírico na sociologia, e das mudanças de racionalidades e técnicas do poder político. Sua pesquisa atual concentra-se na psiquiatria genética e biológica e na neurociência comportamental, concentrando-se nas implicações políticas, sociais, legais e econômicas dos recentes desenvolvimentos das ciências do cérebro e das neurotecnologias e nas concomitantes mudanças nas idéias de normal e patológico, na distinção entre cura e melhoria, e na fronteira entre doença e saúde. Em especial, a pesquisa examina a emergência de novas formas de governo da vida e conduta mental humana e suas consequências. Atualmente, Rose é responsável pelo Centro de Biologia Sintética e Inovação da LSE e membro da European Neuroscience and Society Network, uma rede européia de estudos interdisciplinares em neurociências.

***

Este evento está sendo promovido pelo:

Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social / PUC-SP; 

LInC – Laboratório de Inteligência Coletiva do Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica / PUC-SP; 

Programa de Pós-Graduação em Medicina Preventiva – FMUSP 

Programa de Pós Graduação de Sociologia – FFLCH- USP