Atenção humanizada

13 votos

A atenção hunanizada à usuários internos nas instiuições públicas de saúde e também nas instituições privadas, ainda carece de um novo olhar. Não só colaboradores da área de assistência, mas também toda a equipe médica deverão rever seus conceitos em relação à assistência humanizada. Sou obstetra e cirurgião ginecologista, atuei por 35 anos na rede pública e ainda atuo na rede privada. Sempre tive um olhar humanizado para as m inhas pacientes , porque entendo que a humanização faz parte do comportamento do ser humano, seja ele  atuante em qualquer atividade.

Tenho obervado que muitas pacientes que têm voltado à consulta, não sabem informar quem foi o médico que a atendeu noutros serviços,  não sabem quem foi o cirurgião, quem foi o anestesista e, pasmem, há pacientes que não sabem nem porque foram operadas.

Sempre entro em sala de cirurgia sem máscara, para conversar com a paciente "cara à cara", informamá-la do procedimento que será realizado, qual o motivo da sua cirurgia, enfim, tornar o momento mais humano, fortalecendo ainda mais a relação médico paciente.

Esta prática, com certeza,  oferece uma segurança importante para a paciente e, consequentemente, para o profissional também.

Hoje, em obstetricia, há um grande receio dos colegas de que as pacientes entrem com processos judiciais contra médicos por qualquer motivo. Esta ameaça não pode se sobrepor à prática de tratamento humanizado, uma vez que temos o dever ético e profissional de tratar-mos  pacientes como pessoas que têm cérebro, raciocinam,  têm seus próprios conceitos, enfim, são pessoas iguais à nós profissionais. Não somos donos da verdade, como  uma grande maioria se julga. Somos apenas profissionais à serviço da humanidade e, como tal, temos de ser humanizados em nossa abordagem diária com nossos pacientes. Acredito fortemente nesta prática.

José Carlos S. Silver