Agentes da paz contribuem para um atendimento mais humanizado no HUT

11 votos

O Hospital de Urgência de Teresina Dr. Zenon Rocha renovou o período de permanência de 30 idosos do grupo de Agentes da Paz até outubro de 2012, que prestam serviço voluntário no HUT de orientação e assistência aos pacientes e acompanhantes, a turma foi apresentada em reunião realizada nesta terça-feira, 08, no hospital.

O projeto faz parte de um convênio firmado com a Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistencia Social – SEMTCAS, sendo composto, exclusivamente, por idosos acima de 60 anos selecionados a partir de grupos de convivência da rede socioassistencial do município de Teresina.

“Ter estas pessoas que trabalham com tanto prazer, e que contribuem na prestação de assistência aos pacientes e acompanhantes, é importante para que tenhamos um ambiente harmonioso e ainda mais eficiente no HUT”, expõe Dra Clara Leal, diretora-geral do HUT.

A Assistencia oferecida é marcante também para os idosos que fazem parte do projeto. Como Maria de Lourdes, de 74 anos, e há 2 anos como Agente da paz, segundo ela, enquanto exerce esta função pode “sinceramente ajudar as pessoas, o que é muito importante, não consigo expressar direito o tamanho da felicidade que sente quando estou aqui no HUT”. E Ana Maria Sousa, em seu primeiro ano como Agente da paz, aos 67 anos de idade, diz ser “muito bom, pois consigo me distrair e, ao mesmo tempo, prestar ajuda às pessoas”.

Os Agentes da Paz prestam um serviço voluntário contribuindo para a humanização do atendimento no hospital, ajudando o Serviço Social do HUT no conforto e orientação dos pacientes e seus acompanhantes durante a pemanencia no hospital. Os agentes são responsáveis, também, pelo entretenimento de forma lúdica por meio de história, lendas, parábolas, relatos e depoimentos.