NASF de Biguaçu apoia ESFs no Acolhimento

10 votos

NASF DE BIGUAÇU NO III ENCONTRO MACRORREGIONAL ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA GRANFPOLIS

A Mostra de Trabalhos da Estratégia da Saúde da Família (ESF) da Grande Florianópolis, realizada em 5 de outubro, no III ENCONTRO MACRORREGIONAL ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA GRANFPOLIS, foi marcada por apresentação de temas inovadores na rede pública de saúde da região.
Entre os trabalhos apresentados no encontro destacou-se o trabalho do NASF/Biguaçu:
Humanização do cuidado e acolhimento – Dialogando com as práticas no território da Estratégia de Saúde da Família – NASF/Biguaçu
Este trabalho teve como objetivo apresentar uma das ações realizadas pelo NASF, ancorada nos princípios da PNH, com o intuito de formar sujeitos dotados de capacidade para disparar, fomentar e consolidar processos de mudanças na gestão e nos modos de atenção à saúde e cuidado ao usuário.
Por meio de metodologias ativas, foi elaborada pelo NASF Biguaçu, em conjunto com a ESF e com o apoio da PNH do Ministério da Saúde, uma grande capacitação para 180 profissionais já em exercício de suas funções, com ênfase em temáticas como: A Estrutura do SUS e Controle Social, Comunicação Interpessoal, Escuta Qualificada, Acolhimento e Construção de Protocolo, estabelecendo como meta a formação de trabalhadores com capacidade de intervir em serviços de saúde.

Em uma das dinâmicas utilizadas na capacitação lançamos um desafio aos participantes de imprimir um novo olhar sobre o território que atuam e reconhecerem seus lugares de trabalho a partir de fotos tiradas pela equipe do NASF sob outra ótica de realidade.

Poucos reconheceram seus espaços, mas todos concluiram que é preciso o estranhamento da realidade para produzir novas formas de agir sob re este espaço.
As sementes plantadas começam a dar frutos neste município, onde há 2 anos o GTH/NASF vem se reunindo e pensando sempre na melhor proposta, na melhor maneira de se fazer Atenção Básica.
Agradeço a todos que contribuíram para mais essa etapa de nossa caminhada.


Cristiane Zimmermann – Coordenadora do NASF