HUT lança cartilha de prevenção contra acidentes envolvendo queimaduras

8 votos
     O Hospital de Urgência de Teresina por meio da Unidade de Tratamento de Queimados lançou, na manhã desta quarta-feira, 06, uma cartilha para alertar pacientes, acompanhantes e visitantes sobre os riscos de determinadas ações provocar queimaduras, esclarecendo e divulgando informações de prevenção a acidentes domésticos.
     A Unidade de Terapia de Queimados (UTQ) do HUT é a única para este tipo de atendimento no estado, e possui 17 leitos, voltados ao atendimentos de crianças e adultos. Segundo a gerente de enfermagem da UTQ, Gildete Ibiapina, “o conteúdo desta cartilha é importantíssimo na prevenção de acidentes domésticos. De forma mais leve, acessível, contém orientações para as famílias de todas as classes sociais tenham compreensão, a ocasião é uma oportunidade para enfatizar a prevenção para diminuirmos as vítimas de acidentes envolvendo queimaduras”.
 
O lançamento contou com uma apresentação do Teatro de bonecos da da Cia. do Riso. A realização de atividades lúdicas ajudam a integrar os pacientes e acompanhantes à equipe de saúde e proporcionam lazer, minimizando o desconforto da internação e uma recuperação mais rápida. Assim, a UTQ do HUT conta também com uma brinquedoteca para amenizar a tensão do ambiente hospitalar para as crianças.
     “Agradeço muito todos os profissionais HUT pela forma como trata minha filha. É nítido o amor com que fazem seu trabalho, e retirem da gente o estresse, causado pelo ambiente hospitalar ou por alguma situação familiar. Sinceramente, sou grata a toda e equipe que cuida da minha filha”, conta a dona de casa Rute Torres, mãe da menina A.R., de apenas 2 anos de idade, que está internada na UTQ do hospital..
      O dia 06 de junho é marcado pelo Dia Nacional do Queimado, quando comemora-se também a fundação da Sociedade Brasileira de Queimaduras, se transformando num dia especial de conscientização contra acidentes envolvendo queimaduras. O HUT aproveita a data para se solidarizar com todas vítimas de acidentes desta natureza.