Encerramento e Avaliação do I Curso Estadual de Apoiadores da PNH do Estado de Mato Grosso

12 votos

Como você relaciona os conteúdos assimilados com a prática do dia a dia?
Você se sente capaz de desempenhar a atividade profissional após a conclusão do curso?
“Sinto-me capaz, devido às aulas práticas de dispersão que acredito ter surtido efeito e na rotina do meu trabalho, tenho condições de aplicar os conteúdos à prática. É possível trabalhar acolhimento, co-gestão, ambiência e muito mais no dia a dia. Basta realizar um planejamento e envolver os diversos setores no ambiente de trabalho” (M.N.G.M).
“Como uma possibilidade de fazer diferente o escutar, atenção e ampliação de nossas ações” (Z.D.S).
“Os conteúdos servirão para auxiliar no aperfeiçoamento da minha prática no processo de produção de saúde” (L.M.L.S).
“Com o conteúdo recebido pretendo desenvolvê-lo, socializando os conhecimentos, melhorando os serviços prestados no meu ambiente de trabalho” (V.L.S.S).
“Como atualmente não estou frente ao usuário do SUS agora tenho mais conhecimento do que posso fazer mais pelos usuários; passar meus conhecimentos e ganhar conhecimentos também. Este curso da PNH fez com que eu conhecesse também meus direitos como usuária”  (M.A.S).
“Os conteúdos assimilados contribuiu e muito para implementação na prática profissional e sustentação para a continuidade das mudanças e melhorias. Agora me sinto capaz pela ampliação de conhecimento e vivências, sentindo-me como protagonista, podendo contribuir também para a criação de novos arranjos” (L.C.A.M).
Foi com avaliação positiva que o I Curso de Formação de Apoiadores da PNH do Estado de Mato Grosso deu-se por encerrado na primeira semana do mês de julho deste ano.
As falas acima demonstram o grau satisfação e de empoderamento que foram sendo construídos no decorrer do evento, consolidando assim toda a expectativa positiva esperada do evento pela equipe da Coordenadoria da Promoção de Saúde.
Os registros das falas estão contidos em uma ficha avaliativa; este documento comprova, além da ficha de inscrição, a veracidade para certificação dos cursos que são emitidos pela Escola de Saúde Pública.
Elogios à parte ao término do evento foram para a competência com que as apoiadoras ministraram os módulos demonstrando conhecimento e familiaridade com os temas abordados, especialmente o último que contou novamente com a experiente apoiadora Dra. Eliana Siqueira médica pediatra e generalista, atuante no PSF Jardim Vitória, que mesmo sendo ex Consultora da PNH/MT está à disposição para divulgar a política com as suas diretrizes e ferramentas que especificamente neste encontro foram: Clínica Ampliada, Monitoramento e Avaliação e Apoio Institucional.

Igualmente capacitada, a fisioterapeuta Mestra, Ilza Maria Trabachin Ferraz, professora universitária que além de técnica e apoiadora da COPS, atua com alunos/estagiários em um PSF na cidade de Várzea Grande, explanou sobre os temas Linha de Cuidado e NASF, que ao abordar os referidos temas aguçou o interesse pelo assunto, pois não era de todos conhecido.
Os momentos lúdicos do IV módulo foram de igual importância para o êxito do evento, pois os momentos de descontração estreitaram os laços de amizade, cumplicidade entre os participantes e acima de tudo foi motivo de reflexão para um fazer e pensar saúde diferente.
    O IV módulo foi especial deixando um “gosto de quero mais”, pois teve seu diferencial desde o inicio até a despedida. Na acolhida, o café “HUMANIZASUS” e na despedida a grande confraternização com os comentários informais.
                 O I Curso Estadual de Formação de Apoiadores da Política Nacional de Humanização se encerra na certeza de poder contar com apoiadores que contribuirão para a mudança dos processos de trabalho na atenção e gestão do SUS, através da reflexão e re-invenção dos modos de oferecer saúde.
Até o próximo encontro!!!!!!