O papel do Psicólogo na Saúde e Qualidade de Vida do Trabalhador

12 votos

A presente postagem tem como objetivo trazer algumas ideias sobre o papel do psicólogo na saúde e qualidade de vida do trabalhador, com base em um dos textos trabalhado em aula. Esta atividade foi proposta como forma de avaliação na disciplina de Psicologia da Saúde do 4° Semestre da FISMA, ministrada pelo Professor Douglas C. de Oliveira.

Para iniciar descrevo alguns dos conceitos de saúde e qualidade de vida. Saúde não é apenas atuar sobre o controle de doenças e propiciar uma maior expectativa de vida do profissional que adoece, mas visa preservar a integridade física, mental e social do ser humano.  Segundo conceito da OMS (Organização Mundial da Saúde): “Qualidade de vida’’ é a percepção do indivíduo sobre sua posição na vida, no contexto de sua cultura e sistema de valores em que ele vive e em relação com seus objetivos, expectativas, padrões e conceitos. Trata-se de um conceito amplo, que inclui a saúde física, o estado psicológico, crenças pessoais, relações sociais e suas relações com o ambiente. O termo qualidade de vida tornou-se de uso comum, usado sem maior aprofundamento nas diversas áreas. Um tema atual e importante, polêmico e ao mesmo tempo complexo. Podemos dizer que a qualidade de vida é a sensação de bem estar do individuo, quando proporcionado pela satisfação de condições objetivas (trabalho, renda, moradia) e também de condições subjetivas (segurança, afeto, reconhecimento). A ausência de qualidade de vida no trabalho pode trazer ao individuo uma série de consequências como: o aumento de comportamentos como absenteísmo, greves, alcoolismo, diminuição da produtividade, depressão, entre outros.

            Com base nos textos trabalhados em aula pelo professor, da disciplina de Introdução à Psicologia da Saúde, em especial no texto ‘‘ Saúde do Trabalhador no âmbito da Saúde Pública: referências para atuação do (a) psicólogo (a)’’. O texto destaca que além do embasamento teórico interdisciplinar, a vivência e o saber dos trabalhadores também assumem importante papel nas estratégias para se conhecer e transformar a realidade na forma de interpretar o adoecimento e organizar os serviços de saúde para operar sobre essa realidade.  A saúde do trabalhador, propõe uma nova forma de compreensão das relações entre trabalho e saúde e novas práticas de atenção á saúde dos trabalhadores e de intervenção nos ambientes de trabalho. É preciso que medidas preventivas sejam tomadas para se evitar os adoecimentos nos ambientes de trabalho, tal como medidas de promoção, prevenção e constante vigilância.  O texto ainda ressalta que é na abordagem interdisciplinar que se pode dar conta da amplitude dos problemas de saúde relacionados ao trabalho. Podemos citar também outro conteúdo importante trabalhado em aula pelo professor, que foi a (Lei nº8.080/ 90), ‘‘A Lei Orgânica da saúde’’ tais informações constam no artigo 6º, parágrafo 3º, onde fala que a Lei Orgânica da Saúde regulamenta a Saúde do Trabalhador. 

            Conclui-se, com base nessas informações, que é preciso um constante trabalho de investigação e vigilância para se evitar a demanda do adoecimento no trabalho bem como da causalidade dos acidentes de trabalho, é preciso, na área de saúde do trabalhador ter um olhar sobre o ser humano na relação com a sua atividade. O psicólogo, assim como os demais profissionais nos ambientes de trabalho, tem um papel importante e fundamental em contribuir para a identificação de problemas de saúde e de outros problemas relacionados ao trabalho, proporcionando com isso uma contribuição para a Qualidade de Vida no Trabalho.  

 

Referência Bibliográfica

LEI nº 8.080/90