SAÚDE DO HOMEM EM FOCO: APROXIMANDO A POPULAÇÃO MASCULINA DE MANGABEIRA DA ATENÇÃO BÁSICA EM MACAÍBA-RN

15 votos

Saúde do Homem em Foco          

INTRODUÇÃO

Desde o início da implantação do SUS, pouca ênfase é dada à atenção à saúde do homem em comparação com outros grupos de usuários, o que inibe a adesão desta parcela da população ao pensamento moderno de proteção e promoção de saúde.

Em vista disso, se faz cada vez mais importante o estabelecimento de estratégias que visem a aumentar a participação masculina junto às ações da atenção básica. É necessário que se desenvolvam métodos criativos que integrem o homem às atividades da Unidade Básica de Saúde (UBS) com o objetivo de mudar a história natural de diversas doenças evitáveis.

Com base no que aponta a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem e na evidência da baixa adesão por parte da população masculina à Atenção Básica, dada pelo escasso registro de atendimentos ao homem na UBS de Mangabeira, os estudantes do nono período do curso de medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), juntamente com toda equipe Saúde da Família (eSF), realizaram esta ação voltada para o público masculino de Mangabeira no município de Macaíba/RN.

A intervenção teve por objetivos proporcionar ações de atenção integral à saúde do homem por meio de um evento pontual e estimular, a partir deste, a sua valorização com medidas em longo prazo para o funcionamento da UBS.

METODOLOGIA

A intervenção foi realizada no dia 05 de Outubro de 2012, nas dependências da UBS de Mangabeira durante horário habitual de funcionamento da Unidade. A divulgação foi feita com cartazes informativos afixados em locais de grande frequentação, principalmente por parte do público masculino. Além disso, contou-se com a ajuda dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da eSF da UBS de Mangabeira, que informaram a população durante as visitas domiciliares diárias.

Utilizou-se o espaço externo da UBS para uma sessão interativa com os usuários. Após a sessão interativa, foram aferidas pressão arterial e glicemia capilar de todos os usuários presentes na intervenção.

Sessão interativa com os homens da UBS de Mangabeira

Sessão interativa com os homens da UBS de Mangabeira

Os participantes puderam realizar testes diagnósticos para HIV, hepatite B e hepatite C. O atendimento pré-teste e teste foram realizados na mesma sala, porém o atendimento pós-teste foi feito em uma sala específica e reservada, de modo a garantir privacidade aos indivíduos que fossem receber os resultados. A realização dos testes e o aconselhamento prestado aos pacientes foram feitos por profissionais capacitados para lidar com esse tipo de atendimento.

Triagem com medida de PA e glicemia capilar

Triagem com medida de PA e glicemia capilar

Realização de testes rápidos para HIV, hepatite B e hepatite C.

Aconselhamento pós-teste.

Após a obtenção dos resultados, os participantes puderam receber atendimento médico e/ou odontológico conforme suas necessidades. O atendimento odontológico foi prestado pela cirurgiã-dentista membro da eSF. A consulta médica, feita pelo profissional médico da eSF, foi antecedida por um atendimento de triagem, realizado pelos doutorandos do nono período de medicina da UFRN sob supervisão do mesmo médico. Com isso, procurou-se atendê-los com resolutividade, estabelecendo vínculo entre o usuário e a eSF, principalmente entre os que habitualmente não procuravam os serviços da UBS.

Atendimento médico.

Atendimento Odontológico.

Por fim, dependendo das necessidades observadas durante a consulta, os usuários se dirigiram à farmácia da UBS para recolher as medicações prescritas, ou seguiram para receberem as doses de imunobiológicos que fossem necessárias.

RESULTADOS

A intervenção contou com a participação de 25 homens, com predomínio de faixa etária entre quarenta e cinquenta anos. Todos os usuários presentes participaram da sessão interativa e, após esta, usufruíram de pelo menos dois dos serviços prestados na UBS.

Todos tiveram pressão arterial e glicemia capilar aferidas e quiseram submeter-se aos testes diagnósticos para HIV, hepatite B e hepatite C. Apenas um teste para HIV resultou reagente. Não houve testes reagentes para hepatite B ou hepatite C. Dois pacientes receberam atendimento odontológico, sendo um para consulta odontológica e um para procedimento odontológico.

Todos os pacientes receberam atendimento médico. A maioria deles provinha de território adscrito e eram acompanhados na UBS por programas como o Hiperdia, porém alguns, principalmente de faixa etária mais jovem, compareceram à Unidade Básica pela primeira vez durante a intervenção.

Os pacientes em idade adequada para iniciarem o rastreio para câncer de próstata foram orientados e encaminhados ao urologista. Três participantes não eram vacinados contra hepatite B e puderam receber a primeira dose da imunização.

DISCUSSÃO

Consideramos bastante proveitosa a experiência relatada, uma vez que o número de homens que forarm à UBS durante a intervenção superou o número que habitualmente frequenta a unidade durante um semestre inteiro, excetuando-se aqueles que já estão inseridos em programas da UBS. A partir dos resultados observados nessa intervenção, elaboraram-se propostas que foram discutidas com a eSF da UBS de Mangabeira, tais como:

– A possibilidade de dar continuidade às ações voltadas para a saúde do homem, dedicando um dia no mês para o atendimento dos usuários do sexo masculino;

– Realizar, com a ajuda dos agentes comunitários de saúde, um levantamento da população masculina, com idade até 29 anos, residente na área de abrangência da Unidade. Posteriormente, seria feita busca ativa desses indivíduos a fim de promover ações de saúde sexual e reprodutiva, permitindo assim a ampliação do planejamento familiar que teria um foco também voltado ao público masculino em faixa etária de risco.

CONCLUSÃO

Com este trabalho, pôde-se estreitar o vínculo entre a eSF e os usuários que, de outra forma, não haveriam comparecido à UBS.

Essa foi também uma oportunidade para aproximação entre os estagiários e a equipe com a qual trabalharam ao longo de sete semanas. Nessa ação conjunta, cada integrante se mostrou como parte indispensável para a efetuação e sucesso dessa intervenção.

Os doutorandos Luís Felipe R. Antunes de Melo e Rafael Bessa de Freitas Galvão prestam seus sinceros agradecimentos a toda equipe da Unidade Básica de Saúde de Mangabeira pelo acolhimento e auxílio prestados.

Médico, doutorandos e técnicas de enfermagem da equipe de saúde da UBS de Mangabeira