Projeto de Intervenção Multidisciplinar “Aprendendo a ser criança, sem pedras no caminho”

16 votos

INTRODUÇÃO: Crianças e adultos cada vez mais têm compartilhado um “mundo de iguais”, em que ambos vivem a mesma realidade física, mental e virtual. Isso tem desvirtuado as crianças de sua própria infância, cuja compromisso deveria ser unicamente “o gozo puro e simples de sua inocência”. Um dos problemas do mundo adulto que tem desvairado o mundo infantil são as drogas. Muitas crianças não têm escolha, porque aquela é a sua realidade, e não conhecem o que seria a realidade mais próxima do ideal, ou, ainda, são pressionadas pelo contexto a entrarem de alguma forma nesse mundo. De qualquer forma, o papel da educação e da promoção e proteção da saúde é insistir que existe um mundo melhor, e que as drogas trazem muito mais malefícios do que benefícios, para que as crianças despertem sonhos e sentimentos que as levem muito mais além do que os seus contextos oferecem. Acreditando que “na mudança do presente a gente molda o futuro” (Gabriel o Pensador) os objetivos deste projeto são proporcionar um momento de infância em sua essência e, ao mesmo tempo, alertar sobre o problema das drogas e da violência de forma lúdica. Além disso, também incluem tentar modificar o contexto em que estas crianças estão inseridas através de capacitações e rodas de conversa com pais e professores, de forma multidisciplinar. Acreditando, com isso, que existirá pelo menos um adulto melhor no futuro.
 

METODOLOGIA: A ideia inicial surgiu de uma roda de conversa com os professores da Escola Municipal Fabricio Gomes Pedrosa e Orfanato Lírio do Vale, que apontaram os principais problemas da microárea, sendo o das drogas e violência os mais evidenciado. A Intervenção foi organizada para o dia 10 de Outubro de 2012 na Escola e Orfanato supracitados com: roda de conversa com os pais com uma pedagoga e um psicólogo do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD) de Macaíba-RN; roda de conversa sobre “Cultura de Paz” com os professores da escola com um técnico pedagógico do Núcleo Estadual de Educação para Paz e Direitos Humanos (NEEPDH), da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do RN (SEEC – RN); rodas de conversa com os alunos, sendo uma com um policial do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) do estado do RN e outra com uma concluinte do curso de Nutrição sobre “Alimentação Saudável”; momentos de audiovisual e teatro de fantoches, para os alunos, sobre as drogas, realizados pelos doutourandos do Internato em Saúde Coletiva de Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). No final, lanches para proporcionar diversão às crianças em comemoração ao Dia da Criança. Um panfleto informativo foi distribuído previamente para que pais, alunos e a própria escola e orfanato pudessem se organizar melhor. A meta, devido os feriados próximos e momento político, era atingir 70-80% das crianças, e 40% dos pais de alunos. 
   

RESULTADOS: O dia foi concretizado com sucesso. A mensagem foi passada para o público alvo, e obtivemos retorno imediato com depoimentos, agradecimentos, atenção, entendimento e alegria, tanto por parte das crianças quanto por parte dos pais e professores. Das 268 crianças totais matriculadas na escola, 72% compareceram (92 crianças pela manhã e 100 crianças à tarde). Cerca de 20 pais de alunos compareceram.
 

CONCLUSÕES: Com toda essa experiência, percebemos o quanto somos alienados quando nos distanciamos dos problemas da sociedade em que estamos inseridos, muitas vezes por medo ou por tentar nos proteger de algo que está em todo lugar. É impossível não ver, não ter contato. As drogas são um problema quase onipresente nos dias atuais e não iremos combate-lo se todos não estiverem juntos com o mesmo propósito. As crianças são muito influenciáveis, tanto para “o bem”, quanto para “o mal”. Portanto, é preciso que “o bem” não se omita e, mais ainda, que se faça presente para que pelo menos elas possam escolher. Através de ações como essa, tão simples e possíveis, podemos salvar os que ainda estão “em cima do muro” ou mostrar que sempre existe um caminho melhor inclusive para aqueles que já se renderam.
 

IDEALIZADORES: Doutourandos do Curso de Medicina da UFRN (Marcos Antonio Lopes Pinheiro, Mariana Fernandes Torquato, Thailane Márie Feitosa Chaves), sob tutoria dos professores do Internato em Saúde coletiva da UFRN, com ajuda da equipe da Unidade Básica de Saúde de Vila São José (Macaíba RN) e estagiárias de Nutrição da mesma UBS.