Acolhimento pela caminhada do Comitê Regional de Humanização do Médio Vale do Itajaí

10 votos

Estamos em 2012 e a caminhada do Comitê Regional de Humanização do Médio Vale do Itajaí é constante, cheia de desafios e conquistas. Ao longo de 06 anos temos muitas histórias para relembrar e contar, os aprendizados foram muitos. De todas as diretrizes do HumanizaSUS o acolhimento é a nossa maior guia, aquela que direciona a ampliação do olhar e da compreensão. Assim, é vivenciar o acolhimento entre as/os participantes do nosso Comitê, sendo a atitude de considerar, respeitar e valorizar a todas e todos que compõe o coletivo.
No início a nossa meta era ACOLHER a PNH em seus princípios, diretrizes, dispositivos e expectativas, não foi muito fácil, mas a vontade de ver e ir além do que estava posto no cotidiano do SUS já não satisfazia.
Diante da vontade e possibilidade de fazer a diferença lançamos mão de muitas estratégias para  orquestrar  encontros para sensibilizar e mobilizar profissionais da saúde, gestores e usuários na aposta de fortalecimento do SUS em seus princípios e demandas na valorização da vida.
Na trajetória do coletivo já estivemos juntos na organização e desenvolvimento de um Seminário Regional de Humanização em 2006, reuniões descentralizadas pelos municípios  da região do Médio Vale do Itajaí e entidades que compõem o Comitê de 2006 até os dias atuais, duas turmas da oficina de Introdução  da PNH no Médio Vale do Itajaí em 2010 e 2011, participação efetiva na Comissão de Integração e Ensino em Saúde – CIES e no coletivo de Saúde Mental.
As ações são muitas e sempre pautadas na possibilidade de “encontrar o outro” em suas necessidades, expectativas, curiosidades e inquietações sobre o jeito de fazer e produzir saúde no nosso dia a dia na atenção e ou na gestão.
O acolhimento que exercitamos está cada vez mais pautado em alianças, na identificação e aproximação de afetos com a intensidade de gerar relações de respeito e consideração.
É desse jeito que estamos prosseguindo no desafio de reinventar  os encontros para dentro e fora do Comitê, apostando sempre no potencial individual e de unidade que retroalimento o nosso coletivo, assim é que vivemos o HumanizaSUS.