Encontro de apoiadores do município de Natal: construindo um novo tempo

16 votos

Diante do desafio de reconstruir o SUS no município de Natal, o grupo articulador de humanização, visando disparar movimentos que se fazem urgentes e necessários para a construção e fortalecimento de espaços coletivos capazes de por em análise as dificuldades, precariedades e conflitos presentes no processo de trabalho, vem convocar os apoiadores e militantes do SUS para dar início à discussão sobre a saúde que queremos na nova gestão.
Compreendemos que inúmeros são os desafios que o trabalho em saúde no município nos coloca nesse momento. Contudo, acreditamos na oportunidade de desnaturalizar as situações de precariedade, desmotivação e descrença e apostar no potencial dos trabalhadores de saúde, na composição de forças que poderão atuar coletivamente, no campo de possibilidades que surge para transformação do cenário que ora se apresenta.
Pretendemos, portanto, sob uma perspectiva participativa, articular a rede de apoiadores para pensar conosco algumas questões: Quais as diretrizes prioritárias nessa etapa inicial da nova gestão? O que pode um apoiador? De quais instrumentos dispomos para reativar as potências?  Como montar, mobilizar e potencializar redes de apoio? Como viabilizar a produção de coletivos que possam atuar de modo colaborativo na construção de pactos, conexões, análises e ações concretas que provoquem as transformações desejadas nos espaços de cuidado e nos espaços de gestão?
Pensamos nesse primeiro encontro como um momento disparador de um processo de aglutinação de pessoas em torno da tentativa de produzir um comum onde singularidades e diferenças possam ser expressas e valorizadas; onde energias e forças possam ser renovadas, os sentidos do trabalho em saúde, ressignificados e um SUS público de qualidade, defendido e reafirmado.

O evento será realizado no auditório do SESC – Cidade Alta no dia 05/02/2013

Programação:

08:30 Boas vindas

09:00 Conversa com o secretário de saúde do município de Natal  Prof. Cipriano Vasconcelos sobre as diretrizes da nova gestão

10:00 Conversa sobre a função apoio com a prof. Georgia Sibele

10:30 Intervalo

10:45 Encaminhamentos

Avisamos aos humanautas que, se conseguirmos condições favoráveis no local – um bom acesso à internet – estaremos transmitindo o encontro pela sala de eventos da RHS. Portanto, todos estão convidados!