HumanizaSUS abre espaço para projeto de extensão universitária no Seminário Norte de Humanização

12 votos


O Seminário Norte de Humanização, realizado em Manaus nos dias 20 e 21 de março,  reuniu pela primeira vez trabalhadores, gestores e usuários do SUS dos diferentes estados da região norte para discutir a humanização do SUS. Dentro do evento inédito, a PNH experimentou uma parceria  com o grupo EnCena, que fez o registro fotográfico e audiovisual  do Seminário nas redes sociais, em seu site e também na Rede HumanizaSUS.

O grupo “(En)Cena: a saúde mental em movimento”, existe há dois anos e faz parte dos projetos de extensão do Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA). Atualmente, conta com a participação voluntária de 13 estudantes dos cursos de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda), Psicologia e Sistemas de Informação e de seis professores orientadores.

A fotógrafa, psicóloga  e docente  da CEULP/ULBRA Irenides Teixeira é uma das fundadoras do grupo, e conta que é um desafio lidar com três áreas diferentes mas ao mesmo tempo isso possibilita a troca de experiências entre os participantes. “ Os estudantes passeiam entre as três áreas e garantem um diferencial em sua formação. “Nossa proposta é trazer um olhar diferenciado para a saúde, fugindo da dicotomia saúde-doença mas valorizando as manifestações textuais e narrativa”, disse.”, Segundo ela, é interessante abraçar estas oportunidades de cobertura para divulgar o trabalho do encena em outros espaços. ano passado, o grupo cobriu o Seminário de Humanização em Palmas, e também o Congresso da Abrasco.

Para o trabalho durante o Seminário Norte de Humanização, oito alunos e dois professores viajaram com a bagagem cheia: cinco câmeras fotográficas, três filmadoras, microfones, gravador digital  e notebooks. Eles montaram uma sala de imprensa num dos quartos do hotel, para onde foram encaminhados participantes do evento, representantes de humanização dos estados e convidados que eram entrevistados pelo estudante de jornalismo Luiz Henrique Machado, que viajou com o grupo pela primeira vez para o Seminário Norte. Segundo ele,  a proposta é interessante pela possibilidade de se trabalhar em equipe em diferentes áreas. Concorda com ele o estudante de publicidade Michel Rodrigues avalia a responsabilidade de cobrir o regional norte. “Enriquece nosso currículo, com a possibilidade de trabalho com várias áreas diferentes. É um aprendizado”, disse.

O estudante de psicologia Hudson Eygo  vê no grupo a possibilidade de  encontro com algo novo.  “Essa interdisciplinaridade é necessária, pois não se pode pensar a saúde de forma isolada, como psicólogo, a noção que aprendo e exercito trabalhando com as redes sociais enriquece minha atividade profissional”, disse.

Para o coordenador da PNH Gustavo Nunes de Oliveira, a presença do grupo no evento mostra a importância da articulação entre as várias mídias ao mesmo tempo, durante um evento. O EnCena vai produzir um box com conteúdo audiovisual coletado  durante o  Seminário Norte de Humanização. 

Para acessar o perfil do EnCena na Rede HumanizaSUS clique aqui.

Para conhecer o site e todas as produções do EnCena, clique aqui.