Psicologia no âmbito da saúde, sob uma ótica acadêmica.

16 votos

 Olá, rede humaniza, estou aqui novamente, desta vez para falar um pouquinho sobre o trabalho do psicólogo no âmbito da saúde, sob um olhar acadêmico, espero que gostem.

 

 Engana-se quem pensa que lugar de psicólogo é apenas em clinicas, sentado em uma poltrona confortável, escutando e escrevendo os relatos de seus pacientes. Fazer psicologia é muito mais do que isso, é sair desses estereótipos errôneos e “meter a mão na massa”, é saber onde está a problemática da sociedade e através disso atuar conforme as necessidades.
 Sabemos que os problemas da nossa sociedade são inúmeros, no âmbito da saúde individual e coletiva, o olhar deve ser ainda mais minucioso, pois, onde não há saúde, a doença impera e os prejuízos para a sociedade relacionados a produção, progresso e a segurança são enormes.
 Segundo a Organização Mundial de Saúde (O.M.S.), saúde é “o completo bem-estar físico, psíquico e social, ocorrendo conjuntamente, e não apenas ausência de doenças ou enfermidade”.
 Matarazzo complementa a posição da OMS pontuando que, a Psicologia da Saúde agrega conhecimento educacional, científico e profissional da Psicologia para utilizá-lo na promoção e manutenção da saúde, na prevenção e no tratamento da doença, na identificação da etiologia e no diagnóstico relacionado à saúde, à doença e às disfunções, bem como no aperfeiçoamento do sistema de política da Saúde (Sunde, 2005).
 A Psicologia no âmbito da Saúde veio mais uma vez, desafiar a cisão mente-corpo, ao propor um papel para a mente, tanto na causa como no tratamento da doença. No Brasil há um grande número de psicólogos com diferentes orientações teóricas, que desenvolvem trabalhos na área da saúde, seja com crianças, adolescentes, adultos, idosos, famílias, trabalhadores, instituições como hospitais, centros de atenção psicossociais entre outros sempre tendo em vista esta cisão, para obter seus objetivos alcançados, respeitando e dando devida importância a subjetividade de cada ser.
 Segundo pesquisas realizadas até o ano de 2010, estimou-se que no Brasil, 23 milhões de pessoas (12% da população) necessitam de algum atendimento em saúde mental. Pelo menos 5 milhões de brasileiros (3% da população) sofrem com transtornos mentais graves e persistentes. Os sofrimentos mentais são observados das mais diversas formas, sejam eles, desde a forma mais branda como por exemplo, um simples stress de rotina até as doenças mentais mais graves, portanto a importância do psicólogo no âmbito da saúde está sendo cada vez mais reconhecida. A atuação do psicólogo brasileiro nesta área teve seu marco inicial na década de 1950, ocorrendo um intenso desenvolvimento na década de 1970, nas áreas acadêmicas de graduação e pós-graduação, publicação de artigos, encontros científicos de caráter regional nacional, e implementação de prática.
 Um dos papeis mais importantes do psicólogo na saúde, hoje em dia, é possibilitar que por meio do atendimento, compreensão, empatia e comprometimento a pessoa enferma possa identificar recursos intra e inter-pessoais ,  para enfrentar essa situação nova e ameaçadora que é a doença, favorecendo dessa forma o melhor curso do tratamento possível.