Boas notícias da PNH em Mato Grosso do Sul

17 votos

Olá pessoal,

Como já devem ter notado, a RHS está recebendo, ou melhor, sendo inundada!, por vários novos integrantes com seus posts relacionados ao Curso à Distância: Humanização Aplicada ao SUS/Política Nacional de Humanização, uma ação dos apoiadores da PNH que trabalham no Hospital Universitário, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Alguns apoiadores estiveram envolvidos como o Curso de 2010 e depois junto com a SES/Mato Grosso do Sul tocaram o Curso de 2011/12. Agora essa galera guerreira encontrou  uma ótima brecha nas capacitações dos servidores públicos federais e incluíram a PNH. As diretrizes, método da Política e o vídeo do Hospital Odilon Behrens fizeram parte do conteúdo programático. Para encerrar o Curso com chave de ouro, o trabalho final foi um post aqui na RHS contando um pouco do processo, dos aprendizados e dos desafios para fazer com que a PNH componha um outro cotidiano de trabalho no SUS.

Contei e li mais de 40 posts até hoje, dia do trabalho. O Curso mobilizou 70 trabalhadores, além dos tutores e apoio.

Cito somente alguns posts:

https://redehumanizasus.net/61811-formacao-da-pnh-huufgd

https://redehumanizasus.net/61914-experiencia-de-formacao-a-distancia-pnh-huufgd

https://redehumanizasus.net/61821-experiencia-de-formacao-a-distancia-pnh-no-huufgd

https://redehumanizasus.net/61879-experiencia-formacao-a-distancia-pnh

https://redehumanizasus.net/61881-experiencia-formacao-a-distancia-pnh-humanizacao-no-sus

https://redehumanizasus.net/61887-experiencia-formacao-a-distancia-pnh-curso-de-humanizacao-no-sus-ufgd

Vale ressaltar que o movimento da PNH em Mato Grosso do Sul está se fortalecendo a cada nova ação, tornando-se de fato coletivo. Há um grupo de apoiadores da PNH espalhados pelo Estado e que tem experimentado a PNH com ações em muitos municípios.

Em 2011/2012 as ações do Curso de Apoio e Fortalecimento de Redes coordenada pela SES com muitas parcerias, inclusive da PNH, habitou a RHS também. Tempos atrás uma das apoiadora divulgou aqui o esboço do Caderno da Política Estadual de Humanização que será publicizado em breve pela SES.

O Caderno n° 1 conta um pouco sobre o processo da PNH e da construção da Política Estadual de Humanização de Mato Grosso do Sul. O Caderno n° 2 é uma síntese do Curso de 2011/2012 e do trabalhos dos muitos apoiadores que compõem e fomentam esta e tantas outras redes.

Link para o 2° Caderno:

https://redehumanizasus.net/61233-caderno-da-politica-estadual-de-humanizacao-de-ms-n-02-versao-01-curso-de-apoio-ao-acolhimento-e-fortalecimento-das-rasms

Neste 1° de maio, dia do trabalho, torço para que o que acontece na RHS me/nos inspire…

Deixo aqui meu carinho e orgulho de trabalhar com um coletivo tão ousado. Pessoal, torço para que os posts de vcs continuem por aqui. 

Isto de querer ser exatamente o que a gente é

ainda vai nos levar além

Leminski

um abraço, Catia