I Seminário da PNH no Centro-Oeste
I SEMINÁRIO MACRORREGIONAL PNH CENTRO-OESTE
“A PNH nas redes de atenção à saúde”
Brasília – DF, dias 20 a 21 de junho de 2013.
Mesa de abertura: Dario Pasche (DAPES/SAS/MS), Gustavo Nunes (PNH), Beth Mori (PNH CO), representantes da PNH nos Estados de MT, MS, GO e Distrito Federal.
Mesa Redonda – Apoio institucional
Eixo temático 1: O método do apoio Institucional na inseparabilidade entre a cogestão e a clínica ampliada
Debatedores:
Apoio Institucional para PNH
Gustavo Nunes de Oliveira (PNH/SAS/MS)
PNH 10 anos – CO – realizações avanços e desafios
Maria Elizabeth Mori (PNH-CO/SAS/MS)
Espero que este seja o 1° de muitos posts sobre o Seminário da PNH no CO…
Acima, trago a programação e fotos de nossa 1° manhã. Tivemos uma mesa de abertura com os representantes nacionais e estaduais, seguida de uma bela narrativa de Beth Mori sobre a PNH. Os consultores da PNH no CO (Olga, Simone, Carlos e eu) juntos com Beth produziram um diálogo entre os principais movimentos da PNH nos âmbitos nacional e regional. Ali reunidos estavam alguns dos muitos autores/apoiadores da PNH e do SUS. Uma história com muitos feitos (!!!!) ao longo destes 10 anos e ainda grandes desafios foi contada por Beth. E para fechar a 1° mesa com chave de ouro, Gustavo trouxe-nos uma reflexão sobre a aposta no Apoio em produzir mudanças nos modos de cuidar e gerir, além da potência da PNH em equivocar a si mesma, seus apoiadores e o SUS. Com radicalidade, Gustavo enfatizou a aposta da PNH pelo direito de diferir!
Torço também para que os apoiadores do CO, na foto abaixo, produzam aqui na RHS suas próprias narrativas do que vivemos nas últimas quinta e sexta-feira.
E tudo isso foi só o começo…
Um abraço, Catia
Por bethmori
Catia querida
vc tem razão. Também considero o Seminário um sucesso pelas discussões provocadas pelas mesas, com relatos de boas experiências do SUS no campo da gestão e a importante presença dos movimentos sociais para sua efetivação.
alem disso, pudemos ver que nestes 10 anos da PNH temos produzido ações para fazer avançar a PNH numa direção de constrição de política publica. Como foi bom fazermos este balanço!! Nos dá orgulho a constatação de que tudo isso tem sido possível pela parceria estabelecida com os Apoiadores formados ao longo destes anos no centro-oeste. É muita alegria!!! E assim vamos construindo o movimento humanizaSUS!!