crônica da vida cotidiana na RHS

17 votos

 

 

 

digital sculptures

HIGHLIKE https://highlike.org/

 

Crônica da vida cotidiana na RHS

Inauguramos por aqui hoje uma crônica da vida que pulsa nesta rede. Com isso queremos ativar ainda mais aquilo que a diferencia de outras redes de saúde: sua singularidade de funcionamento e abertura de temas. E mostrar a alegria do trabalho de curadoria deste rico material, comentando-o com os autores e leitores que habitam a RHS.

A marca da semana foi a intensidade de posts que fizeram vibrar a rede. Garimpando alguns dentre tantos interessantes, sentimos a vibe dos jovens que abraçam a causa do SUS em Santa Maria, no post de Cristhian Ricardo, “VERSUS Santa Maria”.

https://redehumanizasus.net/64850-ver-sus-santa-maria-edicao-inverno-2013

Na sequência, post escrito por Carine Nied, consultora da PNH, “Equipes de são Sepé discutem os fluxos e as redes de atenção e cuidado”, reunindo 100 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, num evento que produziu movimentos potentes e imagens contagiantes.

https://redehumanizasus.net/64867-equipes-de-sao-sepe-discutem-os-fluxos-e-as-redes-de-atencao-e-cuidado

 

“O Anjo Malvado” inspira a escrita do EnCena sobre a delicada questão do diagnóstico de psicopatia na infância. Em tempos de medicalização intensa da vida, há que se perguntar sobre as práticas de cuidado e rotulação das manifestações infantis.

https://redehumanizasus.net/64860-o-anjo-malvado-psicopatia-infantil

O Centro de Saúde- Escola do Butantã traz a articulação em rede de serviços que culmina com a criação do “Guia de Saúde e Cidadania”, post escrito pela Rede Humaniza FMUSP-HC.

https://redehumanizasus.net/64856-projeto-trilhares-de-rede-centro-de-saude-escola

“A Repetição em Deleuze” trilha os caminhos de formação a que se propõe a RHS, buscando aguçar o pensamento de leitores e qualificar o trabalho em saúde com o intercessor filosófico- político de autores estratégicos. Sabemos da importância que os dispositivos de redes virtuais têm nessa grande tarefa.

https://redehumanizasus.net/64794-a-repeticao-em-deleuze

Na mesma linha, Stella Chebli, consultora da Política Nacional de Humanização (PNH) do Ministério da Saúde, posta artigo de Ermínia Maricatto sobre as  “Cidades Rebeldes ( uma questão de saúde pública? ). As recentes manifestações das ruas tornaram-se o palco, máquina de expressão de desejo de uma cidade da qual podemos nos apropriar para sonhar uma vida melhor.

https://redehumanizasus.net/64809-cidades-rebeldes-uma-questao-de-saude-publica

Escrevemos para provocar novas energias, suscitar o debate e comentários nos posts para mover ainda mais esse espaço de saúde coletiva!

 

Editores/curadores da RHS