Estratégia para a REdução da Mortalidade Materno, Fetal e Infantil.

0 votos

Bom dia Pessoal.

Para compartilhar com os demais, após  o mapeamento dos óbitos materno, fetal e infantil no DSEI Porto Velho/RO. Foi possível detectar que a maioria dos óbitos permeiam entre menor de ano no período perinatal tardio ou precoce. Sendo o tema muito debatido entre os Responsáveis Técnicos dos Programas de Saúde do DSEI, Chefe do DIASI, Usuários e Lideranças indígenas (durante a etapa local da 5ª Conferência). Resultando na preocupação da Responsável Técnica do Programa da Saúde da Mulher e da Criança e do DIASI realizar uma ação para melhorar a Qualidade da Assistência durante o pré-natal e claro no período gravídico, para que haja diminuição dos óbitos infantis.

Será realizado entre os dias  09 a 12 de Setembro/2013, capacitação da EMSI do Pólo Base de Guajará-Mirim/RO, para assistência ao Pré-Natal e Assistência a Mulher Durante o Período Gravídico. O Pólo Base foi escolhido para ação pois ocorrem maior parte dos óbitos infantis.

Após o DSEI pensou em estender para os demais Pólos. Para o ano de 2014, estamos organizando parceria com a Maternidade Mãe Esperança (Referência Estadual Maternidade), para que a EMSI possa ter capacitações in locu, e acompanhar o processo da Assistência ao Trabalho de Parto e Puerpério.

Informamos que as RT/DSEI dos Programas da Vigilância Epidemiológica e de Vigilância Alimentar também estão fortalecendo a ação do Programa da Saúde da Mulher, bem como a Apoiadora do DSEI.

Sem mais para o momento.

Att.,

Leide Macêdo.

Apoiadora DSEI Porto Velho/RO.