Oi pessoal!
Sei que sou bem nova à Rede e que não tenho publicado aqui antes, mas espero que vocês podem me ajudar.
Sou doutoranda em antropologia social nos EUA, e estou realizando uma pesquisa sobre a RHS e a importância dela na Política Nacional de Humanização. O meu projeto de longo prazo tem a ver com a implantação da Rede Cegonha na Bahia, mas esta pesquisa da RHS eu vou usar num ensaio para uma aula. Depois eu penso em compartilhar o ensaio (em português, claro!) na Rede para vocês responderem. Se vocês tiverem um minutinho, eu gostaria muito saber as suas opiniões nessas duas perguntas (abaixo). Respondam nos comentários!
Um abraço
Pesquisa sobre a Rede HumanizaSUS
1. Para você, qual é a importância da RHS na construção do SUS?
2. Como a RHS afeta o seu trabalho cotidiano no SUS?
9 Comentários
Faça login para comentar e recomendar este post a outros usuários da rede.
A importância da RHS na construção do SUS é vital porque:
– diminui as distâncias geográficas no compartilhamento das práticas
– ativa a potencialização de idéias e trocas entre todos os atores da cena da saúde
– funciona como um dispositivo de apoio/matriciamento
– produz um ambiente afetivo e acolhedor por meio do contágio entre sujeitos e entre ações
E muito mais efeitos que ainda não se mostram imediatamente visíveis.
Iza Sardenberg
Coletivo de editores/curadores da RHS
Estou conhecendo hoje a Rede Humaniza SUS e quero participar, saber o que está acontecendo e como poderei ajudar para que de fato o SUS seja cada vez mais HUMANIZADO!!!
Att,
Christina Rodamilans
É só chegar e começar a interagir, exatamente como você está fazendo.
Prezada Eliza,
Através da minha inserção na RHS, tive oportunidade de conhecer outros modos de produzir saúde, a partir das iniciativas bem sucedidas do SUS, compartilhadas através dos posts publicados, o que contribuiu para disparar mudanças no nosso modo de fazer no cotidiano hospitalar.
No hospital em que trabalho, até início de 2012, convivíamos com uma gestão centralizadora, com baixo compartilhamento de poder e grupalidade, incoerente com os princípios e diretrizes da PNH. Os trabalhadores gritavam por mudanças. Uma gestão participativa e democrática era o desejo de todos.
Na Rede HunanizaSUS, conhecemos experiências exitosas de cogestão e gestão participativa, como a do Hospital Giselda Trigueiro (Rio Grande do Norte), que nos estimulou, enquanto coordenadora do GTH, a defender e discutir esse modelo de gestão no HILP. Assim, em 2012, implantamos o colegiado gestor no hospital, adotando como referencial, o modelo do Giselda.
A RHS, sem dúvida, a partir da oferta de espaços de trocas interativas, do compartilhamento de posts que trazem relatos de práticas inovadoras, que estimulam a produção do comum, fortalecendo o debate, a grupalidade, o afeto, tem inspirado mudanças nas nossas práticas, mudando a nossa forma de escuta, de acolhida no hospital, possibilitando a criação de novas estratégias de ação em favor da qualidade no atendimento, e consequentemente, contribuindo para a potencialização do SUS.
Deixo alguns links de relatos desta nossa experiência.
https://redehumanizasus.net/12898-gestao-colegiada-no-hilp
Um abraço!
Emília
Por Luciane Régio
Oi, Eliza,
A RHS nos ajuda a resistir! Escutei essa ideia e acho mesmo que contempla muitas pessoas. Esse foi um dos motivos mais fortes, que me fez permanecer aqui, nesses 4 anos, enfermeira, trabalhando no SUS há pouco mais que 10 anos.
"Aqui", "em rede", resistimos. Trocas importantes, de conhecimentos, experiências e afetos, de modos/jeitos de trabalhar e misturas/inclusão dos diferentes modos/jeitos de viver. Somos atravessados pelos temas, pelos encontros que cada post produz, afeta-nos, sobremaneira, de algum modo. O SUS por contágio, como diz a Iza. O companheirismo, nas lutas e na reinvenção do trabalho, de si.
A importância da RHS na humanização da ateção e gestão no SUS está na potência dos encontros, conversados em posts, ou somente lidos, compartilhados, que, ora ou outra, seus efeitos aparecem no cotidiano do trabalho.
Cada momento que vejo a RHS, há algo que me comove, com alegria, admiração pelos posts/trabalhos no SUS nela publicado, produz esperança de uma vida melhor para qualquer um.
Hugs,
Lu
Por Raphael
1. Para você, qual é a importância da RHS na construção do SUS?
Acredito que este formato de Rede Social que a RHS possui possibilita que a comunicação aconteça, superando as distâncias, a troca de informações, experiências ou simplesmente "uma palavra amiga" ajuda na construção de um Sistema Único de Saúde, mais simples e humano.
2. Como a RHS afeta o seu trabalho cotidiano no SUS?
Bem sou prioritariamente um usuário do SUS, trabalho atualmente na área da educação, mas desde 2012 gerencio o website http://www.folhadelirio.com.br e a RHS foi de grande ajuda quando eu precisei definir no site qual a diferença de um Hospital para um CAPS:
"Mas e afinal, qual a diferença de um CAPS para um hospital?
O peso de porta!
Ou também, se preferirem, o peso das portas.
O peso de porta do hospital que transito é um paralelepípedo quebrado ao meio.
Sim, a pedra, no meio do caminho…
Nos CAPS, os pesos de porta são sempre mais criativos: uma lagartixa, um sapo, um ninho de flores coloridas.
E quem precisa dos pesos? Precisamos mesmo são das flores, da graça, leveza e afeto que eles carregam."
(Texto escrito aqui na RHS pela Psiquiatra Martha Helena Oliveira Noal)
Atualmente publico no meu Blog aqui na RHS as melhores notícias da Folha de Lírio:O Jornal Virtual da Saúde Mental.
Por Cláudia Matthes
um post do Ricardo Teixeira, veja abaixo o link:
https://redehumanizasus.net/61298-ciberespasus
grande abraço
Peju
Por elizakate
Olá a todas e todos!
Lhes agradeço muito pela sua participação na minha pesquisinha! Todos os seus comentários vão me ajudar muito na elaboração desse ensaio que estou escrevendo. Quando o ensaio esteja pronto em português, compartilharei aqui na Rede – e seus comentários sobre ele também serão bem-vindos!
Agora, só tenho uma pergunta. Foi Iza que comentou que a RHS "funciona como um dispositivo de apoio/matriciamento"… o que exatamente quer dizer "matriciamento"? Essa é uma palavra que eu não conheço e não aparece nos dicionários.
Obrigada pelas respostas! Abraços para toda a galera!
Eliza
Por Cláudia Matthes
Elizakate, sua pesquisa muito nos alegra.
O questionário responderei via e-mail.
Um grande abraço
Cláudia