IMPRIMIR O FUTURO

4 votos

"É mais fácil cultuar os mortos que os vivos, mais fácil viver de sombras que de sóis é mais fácil mimeografar o passado que imprimir o futuro" Zeca Baleiro 

Pensando um pouco nessa música, encontro respostas para muitas das perguntas que me fiz por vários anos. Essas perguntas já não fazem parte de minha vida.

Quantas vezes nos prendemos no passado, cultuando pensamentos e acontecimentos que não são as origens de nossos sofrimentos. Afinal não sofremos pelo que acontece no mundo externo e sim pelas interpretações que fazemos aliadas as nossas angustias e desejos não atendidos pelos nossos próprios medos.

A maioria dos seres humanos preferem viver de sombras. Isso pode significar, viver desejando o que não deveriam, colocar sua felicidade na mão de outra pessoa. Viver com pensamentos de sofrimento, acreditando que a felicidade existe, só para os outros. Esquecem que todos somos feitos a imagem e semelhança de Deus.

Estou aqui para ser FILZ.

Estou aqui para AMAR.

Estou aqui para viver em PAZ.

O que nos falta?

Como diz o poeta, deixar de “mimeografar o passado”. Largar as lembranças amargas. Abandonar as cargas de sofrimentos que criamos para nós mesmos.

Existe um conceito espiritualista que pode ser muito bem aproveitado para nossa vidas. É o conceito de reencarnação. Reencarnação é a volta do espírito em um novo corpo feito especialmente para ele. Em outras palavras os espiritualistas acreditam que vivemos várias vidas para aprendermos progressivamente e nos aproximarmos de Deus. Não é nosso objetivo explicar esse conceito. O que queremos é pegar a idéia das oportunidades que se abrem a nossa frente.

Todos os dias ao dormir deixamos para traz uma vida. No dia seguinte ao acordarmos iniciamos um novo dia, uma nova vida. Isso merece profundas reflexões. Nossa memória não grava todos os acontecimentos do dia anterior, só conseguimos gravar as coisas importantes. Mantemos na memória aquilo que escolhemos, mas existem pessoas que dizem: “eu não consigo esquecer”. Será?

Eventos que valorizamos, que dedicamos parte de nossos pensamentos e atenção. Esses são colocados nas páginas que mimeografamos todos os dias.

Para construir felicidade, para “imprimir o futuro”, colocando nossas vidas na perspectiva do que virá a ser, é necessário dedicação,  investimentos diário para substituirmos pensamentos que nos causam sofrimentos por pensamentos felizes. Só temos que fazer a escolha.

Devemos aprender a viver várias vidas numa só. Deixando os sofrimentos e cultivando o amor em nossas vidas.

“A cada dia estou aprendendo a escolher com mais sabedoria as emoções que quero sentir”.

E como disse o poeta, vamos “imprimir o futuro”, fazendo escolhas que gerem amor, felicidade e paz.

Pense nisso.

Pense agora.