São Paulo prepara a sua contribuição para a Semana Nacional de Humanização

20 votos

tarsila_0.jpg

A Política Nacional de Humanizacão vem se espraiando por vários estados brasileiros, num movimento ético-estético-político que toma o campo da saúde e o reencanta com as potências criativas de princípios e práticas.

Uma aposta ética porque implica a atitude de usuários, gestores e trabalhadores de saúde comprometidos e co-responsáveis; estética porque relativa ao processo de produção da saúde e de subjetividades autônomas e protagonistas; política porque se refere à organização social e institucional das práticas de atenção e gestão na rede do SUS. O compromisso ético-estético-político da Humanização do SUS se assenta nos valores de autonomia e protagonismo dos sujeitos, de co-responsabilidade entre eles, de solidariedade dos vínculos estabelecidos, dos direitos dos usuários e da participação coletiva no processo de gestão.

A comemoração dos dez anos da PNH segue seus próprios princípios ao capilarizar e contagiar os trabalhadores, usuários e gestores num festejo por intermédio da Semana Nacional de Humanização – 7 a 11 de abril – em todos os estados.

425865996_fc925e16b5_o.jpg

 

São Paulo abre o planejamento da sua semana construindo coletiva e compartilhadamente a partir de uma primeira reunião na capital, no dia 28 de janeiro, às 9hs, no Núcleo do MS.

Inicialmente contará com representantes da redehumanizasus.net ( Ricardo Teixeira, Sabrina Ferigato, Iza Sardenberg), do NTH-SES ( Eliana Ribas ), do Comitê Municipal de Humanização-SMS/SP ( Regina ), do Pró e PET Saúde PUC ( Cristina Vicentim ), de Araraquara ( Mônica Vilchez ), de Barretos ( Cidinha ), de Araçatuba ( Juliana ), de Campinas ( Beth Zuza ), de Piracicaba ( Sonia ), da Frente de Mobilização Social-PNH ( Stella Chebli ), do Apoio Integrado-MS ( Priscila ), da Fó-Brasilândia ( Rose, Ana Tomé, Patrícia e Ricardo ), de Sapopemba e Vila Prudente ( Silvana Rabello e Marisa ).

"A proposta é fazer uma primeira tempestade de idéias sobre conteúdo, forma e linguagens, logística, inclusão de outros companheiros no planejamento", conforme a convocação de Cleusa Pavan, consultora da PNH-SP.

Voltaremos a informar oportunamente por aqui os caminhos desta organização, contando com a adesão de mais paulistas para a nossa semana.

https://redehumanizasus.net/67486-semana-nacional-de-humanizacao

Iza Sardenberg

Coletivo de editores/curadores da RHS