Política Nacional de Humanização e seus reflexos no Estado de Santa Catarina

11 votos

Boa noite,

Quero compartilhar com o grupo meu Trabalho de Conclusão de Curso em Serviço Social, na UFSC sobre a Política Nacional de Humanização e seus reflexos no Estado de Santa Catarina. Essa é uma forma de agradecer por todo apreendizado obtido através de encontros, depoimentos, palestras, materiais escritos e tudo que foi vivenciado.

RESUMO

 

O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) visa analisar a Política Nacional de Humanização (PNH) e a construção desta no Estado de Santa Catarina. Além disso, aborda a temática no interior do Serviço Social apontando alguns desafios da profissão ao aderir a PNH em suas práticas. O trabalho está estruturado em três seções, sendo que no primeiro, é feita uma breve contextualização do surgimento da Política De Saúde no Brasil desde a década de 1920 até os dias atuais, ressaltando sua relação com a Seguridade Social, problemas causados pela Ditadura Militar, o projeto da Reforma Sanitária, a construção da Constituição Federal de 1988 e a nova estruturação da saúde dentro de velhos padrões de atuação mínima do Estado na garantia dos direitos. Ainda na primeira seção, é feito a apresentação da Política Nacional de Humanização, com seus princípios, diretrizes, dispositivos e deficiências. A segunda seção exibe a PNH em Santa Catarina, seu histórico, ilustrado pelo Mapa da Política Nacional De Humanização Estado e Santa Catarina, as Redes de Saúde e a Tabela dos atuais dispositivos da PNH implantados no Estado. O fim desta seção é marcado por uma avaliação e os desafios encontrados para sua efetivação no Estado de Santa Catarina A última seção expõe a afinidade da Política De Saúde e o Serviço Social, assinalando o ponto de vista de diversos autores sobre a atuação do assistente social na saúde, humanização dentro e fora do Serviço Social e marcando os desafios para profissão tendo a PNH como instrumental.

O trabalho é encerrado com as considerações finais e as referências utilizadas no decorrer do para fundamentar as idéias aqui apresentadas. Também possui um Glossário sobre a definição dos termos utilizados na PNH e os anexos que complementam a leitura feita a cerca do tema. Os dados obtidos foram analisados sob a luz das categorias teóricas escolhidas e da vivência da pesquisadora dentro do estágio na saúde e o engajamento político. A pesquisa é de natureza exploratória, de caráter qualitativo.

Política de Saúde; Política Nacional de Humanização; PNH no Estado de Santa Catarina e Serviço Social desafios profissionais.