CandleLight Memorial

12 votos

Na formação em saúde, em especial no curso de medicina, temos poucas oportunidades para atuar diretamente com a população em ações de promoção da saúde.  Sabendo dessa lacuna, alunos da IFMSA-FMUSP (comitê da Faculdade de Medicina USP da International Federation od Medical Students Association) e a Liga de Tratamento e Prevenção da Infecção pelo HIV/AIDS juntaram-se para organizar o CandleLight Memorial na Av. Paulista, em São Paulo.

candlelight_capacitacao.jpg
[Capacitação da atividade]

Mesmo com uma chuva de granizo, os alunos dos cursos de Obstetrícia, Enfermagem e Medicina se juntaram para montar o laço símbolo da conscientização e luta contra o HIV/AIDS e conversar com as pessoas que passavam sobre a importância da testagem.

O CandleLight Memorial é um evento internacional que ocorre em mais de 100 países desde 1983 com o objetivo de homenagear as vítimas do AIDS, conscientizar a população sobre o assunto e lutar pelo direito das pessoas que vivem com o vírus.

Foi uma experiência simples, mas muito rica para nós da graduação como prática de interação com a população e promoção de saúde . Além disso, nós pudemos levar a discussão para população, distribuindo 250 preservativos e entregando aproximadamente 1000 panfletos do programa municipal de testagem do HIV/AIDS.candlelight_montagem.jpg

[Montagem do Laço]

A experiência foi ainda mais marcante pela participação do público que parava, perguntava e pedia para acender uma vela, cada um com sua homenagem e sua história.

candlelight_acao.jpg

[Alunos conversando com a população]

Aprendendo a fazer Saúde.

Agradecemos a o Programa Municipal de DST/Aids de São Paulo pelo material para distribuição.