Ato médico: tanto faz

12 votos

 

em resposta a https://redehumanizasus.net/node/8516
 

Ato Médico

Não consigo compreender o argumento de que a regulamentação de uma profissão seria contra o interesse público. Pelo contrário, em todos os setores das atividades humanas modernas a regulamentação sempre foi um mecanismo para salvaguardar a população.

Na área da saúde, por exemplo, a regulamentação da Odontologia aboliu os "dentistas práticos", e a regulamentação da Enfermagem busca eliminar aquele funcionário não treinado, que começou  no serviço de limpeza, foi subindo de posto até aprender a fazer umas injeções, imobilizações gessadas, e ganhou o título de "enfermeiro".

É óbvio que a regulamentação é necessária. Mas ela ocorre num palco de debate político – algumas forças podem não se sentir representadas no resultado final, mas a derrota das minorias significa a vitória da maioria.

Ampliar o debate do ato médico, embarcando assuntos aliens como proletarização dos médicos, carga horária, plantões, etc, é um desserviço ao debate em questão.. Essas outras questões devem ser resolvidas sim, mas uma coisa de cada vez.

A questão do ato médico é simples: quais são as prerrogativas legais que limitam a atividade do médico? O que impede um médico de praticar a fisioterapia, ou ainda, de fazer obturações nos dentes dos cidadãos brasileiros? É necessário haver uma limitação legal? Perguntas simples às vezes não têm respostas simples. (De onde viemos? Prá onde vamos?)

O ato médico realmente não afeta a maioria dos médicos. Mas isso ocorre pelo nosso modelo de saúde, fortemente determinado pelo tecnicismo e pela atenção privada. E é por isso que o ato médico não interferirá em nada na vida da maioria dos médicos. É só perguntar às gestantes sobre o que consideram mais adequado: fazer pré-nalal com médico ou com enfermeiro? Ou ainda, fazê-lo com Médico Generalista, ou com Obstetra? Os consultórios particulares de Obstetricia estão lotados – muitas mulheres fazem o pré-natal de forma privada, e têm seus bebês na rede pública (somente na hora do parto o SUS têm garantido atenção especializada à gestante).

Como se vê, a resposta a essas questões lança uma luz sobre o que pensa a população – os principais interessados – a respeito.

A lei do Ato Médico não veio prá resolver nada na vida dos médicos. Veio prá defender o interesse da população.Permitir que Enfermeiras prescrevam, ou que Fisioterapeutas façam o diagnóstico, é um crime nas condições atuais, considerando que suas profissiões não são voltadas para o diagnóstico, mas para o ato de cuidar, em si. As profissões que atuam na equipe parceira  são voltadas para o ato terapêutico, ou para educação em saúde. Não estão voltadas para o diagnóstico e a indicação terapêutica. Na divisão de tarefas das equipes de PSF, isso deveria estar claro. A polêmica vazia sobre o ato médico busca apenas turvar esses limites – como o diabo que senta no próprio rabo prá apontar o rabo dos outros, os profissionais parceiros são corporativistas ao defenderem seus pretensos direitos de atuação, e querem cercear a atividade médica, ou ainda, apoderar-se dela. Por quê a enfermagem não permite os Agentes de Saúde aferirem PA? Essa não é atitude corporativista? Dois pesos, duas medidas. Corporativismo aberto na defesa da sua profissão, corporativismo velado na acusação das atividades das outras.

O reflexo disso é a indiferença por parte dos médicos tecnicistas.Um amigo me falava abertamente: a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, p. ex, não se preocupa com o ato médico, porque ninguém é doido de fazer uma trepanação sem ser treinado. E nenhum gestor hospitalar é doido de deixar alguém não treinado fazê-lo no bloco cirúrgico que adminstra.

Mesmo que os "contras ao ato médico" não considerem que o Médico deva ser o responsável legal pelo diagnóstico, e pela indicação terapèutica, alguém deve sê-lo. Quem será o responsável por diagnosticar  Amigdalite bacteriana, ao invés de Meningite? Quem assumirá essa responsabilidade? Quem assumirá a responsabilidade de indicar dieta para um obeso, tendo antes descartado a possibliidade de Síndrome de Cushing avançada? Vocês sabem indicar alguém melhor? Então façam-no. Ser contra pura e simplesmente é fácil. Duro é propor soluções plausíveis.

Os médicos sempre soubemos indicar ao paciente o tratamento mais adequado, e encaminhá-lo ao profissional mais apto para fazê-lo. Fazemos isso todo dia, ao encaminhar o abdome agudo cirúrgico para o Cirurgião, ou algumas tenossinovites para o Fisioterapeuta. Mas a indicação é responsabilidade de quem indica.

Se os médicos não somos aptos a fazê-lo (pode ser essa a conclusão da sociedade) então teremos que encontrar alguém que seja.

Alguém não médico se habilita?  

Sobre as questões outras;

Plantões: na nossa sociedade 24h, alguém tem que fazê-lo. Com ou sem cansaço no dia seguinte.

Horário de trabalho. Realmente, o Médico de Família deve cumpri-lo. Encontrem maneiras legais de fazê-lo cumprir. Mas que os gestores tomem a atitude honesta de pagar para que o médico cumpra o horário. A máxima de que "as prefeituras fingem que pagam, os médicos fingem que trabalham" contamina todo o SUS.

Se os gestores pagarem bem, poderão dispensar os irresponsáveis, que haverá fila de espera de médicos para substitu´-los. Mas isso não ocorre, pq as prefeituras preferem fazer "economia" porca com o dinheiro público. Isso quando não estão interessadas em desviá-lo. Gostando, ou não, o salário (alto) do médico é determinado pela lei de mercado. O comunismo acabou.

A redução de horário de trabalho com manutençaõ dos salários é reinvindicaçaõ do século passado, dos movimentos proletários já derrubados. O mundo agora é outro. Gostando, ou não, o que vale agora é a flexibilização das leis trabalhistas,. Trabalhou mais, ganha mais. Parece justo, não é mesmo?

 

Prá finalizar: ATO MÉDICO: TANTO FAZ!

Não vai fazer diferença mesmo….. Os problemas do SUS não são os médicos, mas a má gestão.