crônica da vida cotidiana na RHS – comunicar é encarnar uma política – 9/11/2014

14 votos

10153933_10154752212115134_6991788731482926466_n-1_0.jpg

Henning Lederer

Segundo um primeiro eixo, horizontal, um agenciamento comporta dois segmentos, um de conteúdo, outro de expressão. De um lado ele é agenciamento maquínico de corpos, de ações e de paixões, mistura de corpos reagindo uns sobre os outros; de outro, agenciamento coletivo de enunciação, de atos e de enunciados, transformações incorpóreas atribuindo-se aos corpos. Mas, segundo um eixo vertical orientado, o agenciamento tem ao mesmo tempo lados territoriais ou reterritorializados, que o estabilizam, e pontas de desterritorialização que o impelem." ( Zourabichvili – Vocabulário de Deleuze – Relume Dumará, 2004 )

Comunicar nunca é uma ação inocente e neutra. Ao contrário do jornalismo objetivo, supostamente imparcial, que se pensa apartado das questões motivacionais da montagem das pautas, comunicar é muito mais que informar. A busca da imparcialidade é um norte necessário, mas talvez inatingível. Quiçá o movimento de "engordar" o campo problemático de qualquer tema abordado se aproxime o mais possível deste norte utópico.

A chamada grande imprensa fala do SUS a partir de um agenciamento de enunciação voltado para a desqualificação nada inocente da experiência levada a cabo pelo sistema. Se qualquer enunciado carrega consigo os agenciamentos que o constituem, basta observar com que forças e acontecimentos se agencia uma certa imprensa para percebermos o que se comunica sobre o campo da saúde pública em nosso país. E, como em outros âmbitos da vida, parece ser nas redes virtuais que a vida pulsa pelo menos de forma mais plural no que toca aos temas pungentes do presente. E onde a comunicação se dá de forma menos territorializada. Hoje é nelas que as pontas de desterritorialização da realidade vibram e atualizam outras possibilidades.

Algumas dessas possibilidades se atualizam por aqui e mostram do que é capaz uma máquina expressiva como a RHS:

https://redehumanizasus.net/85282-projeto-de-comunicacao-da-politica-nacional-de-humanizacao
uma agência de notícias, como a chamou Patrícia Silva em seu post "procurando pauta…", abaixo referido, e a enunciação do projeto da PNH

https://redehumanizasus.net/87611-procurando-pauta-que-tal-falar-de-saude

https://redehumanizasus.net/87589-tenda-do-conto-na-revista-vida-simples-aos-cuidadores-de-historias
sobre o dispositivo criado numa UBS no Rio Grande do Norte que agora conquista outras páginas

https://redehumanizasus.net/87610-paciente-ignorado
sobre um corpo sem nome próprio

https://redehumanizasus.net/87618-novo-comunicador-da-pnh-amplifica-a-voz-do-sus
sobre a chegada do novo comunicador da PNH

https://redehumanizasus.net/87632-vidas-roubadas
vídeo e livro sobre o Hospício de Barbacena, intolerável e inominável realidade