GOVERNO DOS ESTADOS UNIDOS AFIRMA QUE GRANDES INDÚSTRIAS FARMACÊUTICAS (BIG PHARMA) MATAM MAIS PESSOAS QUE TODAS DROGAS ILEGAIS

15 votos

ilustracao-14.jpg

Do Coletivo Carranca, para pensarmos a efetividade da guerra às drogas e no modo como a sociedade tem nos obrigado a viver.

 

GOVERNO DOS ESTADOS UNIDOS AFIRMA QUE GRANDES INDÚSTRIAS FARMACÊUTICAS (BIG PHARMA) MATAM MAIS PESSOAS QUE TODAS AS DROGAS ILEGAiS COMBINADAS

Um novo estudo comprovou que drogas farmacêuticas causam mais overdose e mais mortes do que a combinação de todas as drogas ilegais disponíveis no mercado. De acordo com estatísticas do próprio governo dos Estados Unidos, listadas no site do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), as mortes relacionadas por drogas farmacêuticas aumentaram para 23 mil no último ano, o que significa mais do que o dobro do total de mortes causadas por overdose, no país, nesse período.

Adicionalmente, um estudo recente conduzido por pesquisadores da Universidade da Virgínia, Universidade do Arkansas, Associação de Pais para Crianças Livre de Drogas e o Instituto Americano para Pesquisas confirmou os perigos relacionados ao uso abusivo de medicamentos.

O estudo conclui que,

"Jovens precisam de ajuda antes de atingir esse ponto de ruptura por abuso de medicamentos prescritos. Adultos, ao notarem adolescentes com altos níveis de ansiedade e pelo menos o uso moderado de uma substância prescrita, deveriam perceber que esses são estudantes com alta probabilidade de uso abusivo de remédios. Adolescentes do gênero masculino com alta demanda para serem populares e adolescentes em geral parecem estar em risco excepcional. Campanhas precisam ser direcionadas aos pais também, uma vez que eles subestimam os riscos físicos do uso abusivo de remédios, assim como o fato de que seus filhos irão fazer uso abusivo de tais substâncias."

Infelizmente, os autores do estudo descreveram  como potencial usuário abusivo qualquer adolescente comum. Entretanto, podemos pensar, a partir desse estudo, nas causas do uso abusivo de fármacos entre adolescentes.

Como notou o estudo, adolescentes estão sendo forçados ao uso abusivo de fármacos por um ambiente social altamente estressante criado pela cultura moderna e sistema escolar. Muitas vezes, esses estudantes são prescritos com uma variedade desses medicamentos para que possam lidar com os estresses da vida jovem, o que significa que médicos estão carimbando permissões para o uso diário de anfetaminas, como o Adderall, ou tranquilizantes, como Xanax, para jovens.

Um estudo do Instituto Nacional de Abuso de Drogas dos EUA (NIDA) ressaltou esse fenômeno, apontando que “A prescrição de medicamentos é vista como abençoada por uma instituição confiável, o FDA (Food and Drugs Administration), enquanto a publicidade cada vez mais agressiva das empresas farmacêuticas inunda simultaneamente pais e filhos com mensagens de que essas substâncias são seguras, populares e benéficas”.