Anatomia de uma epidemia: efeitos a longo prazo dos medicamentos psiquiátricos

16 votos

 

 

 

LaPSuS-UNICAMP convida:

ANATOMIA DE UMA EPIDEMIA: HISTÓRIA, CIÊNCIA E OS EFEITOS A LONGO PRAZO DE MEDICAMENTOS PSIQUIÁTRICOS

ROBERT WHITAKER

Argumento: Drogas psiquiátricas são regularmente prescritas para uso de longo prazo. O entendimento é que esta prática reduz o risco de recaída. No entanto, uma revisão aprofundada da literatura científica revela uma conclusão diferente: embora muitas pessoas possam melhorar com drogas psiquiátricas em tratamentos de longa duração, de um modo geral, esses medicamentos tendem a piorar os resultados de longo prazo: eles aumentam a probabilidade de que o transtorno venha a ter um curso crônico. A revisão da literatura sobre resultados a longo prazo fornece um fundamento baseado em evidências para repensar o uso desses tratamentos. Além disso, essa conferência vai discutir as influências financeiras presentes na psiquiatria americana que afetam a divulgação de informações sobre drogas psiquiátricas e influenciam a construção dos diagnósticos nos DSM da Associação Psiquiátrica Americana.

Robert Whitaker é jornalista e escritor especializado em medicina, ciências e historia, internacionalmente reconhecido. Em 2011, seu livro Anatomy of an epidemics: Magic Bullets, Psychiatric Drugs, and the Astonishing Rise of Mental Illness in America recebeu o titulo de “Melhor livro de jornalismo Investigativo do Ano” pela Investigative Reporters and Editors, Inc. (IRE). Naquele mesmo ano, esse trabalho foi objeto de um extenso debate lançado por Marcia Angell – editora do New England Journal of Medecine – na New York Review of Books e conferencista da Harvard Medical School.

New York Review of Books, Marcia Angell: “The Epidemic of Mental Illness: Why?”

https://www.nybooks.com/articles/archives/2011/jun/23/epidemic-mental-illness-why/

 

New York Review of Books, Marcia Angell: “The Illusions of Psychiatry” https://www.nybooks.com/articles/archives/2011/jul/14/illusions-of-psychiatry/

 

Data / Horário::  02 de Junho de 2015  –  3ª feira 10h30 às 12h30.

Local: Sala da Congregação – prédio da FCM – UNICAMP

Inscrições: Unicamente através de solicitação junto à secretaria do LaPSuS, sra. Auxiliadora [email protected]

Entrada Franca / VAGAS LIMITADAS  – AGUARDE CONFIRMAÇÃO DE SEU PEDIDO DE INSCRIÇÃO ATRAVÉS DE EMAIL. A CONFIRMAÇÃO IMPRESSA É INDISPENSÁVEL PARA O ACESSO À CONFERENCIA. 

Ou ACOMPANHE AO VIVO – gratuitamente e sem necessidade de inscrição – VIA INTERNET através do link: https://www.fcm.unicamp.br/videoconferencia/streaming/ 

A CONFERENCIA SERÁ REALIZADA EM INGLÊS / NÃO HAVERÁ TRADUÇÃO.

     
Secretaria do LaPSuS
UNICAMP – F.35218819