Tuitaço dia 04/12, às 09h00: cidadãos e cidadãs em defesa da saúde e da democracia

20 votos

Tuitaço dia 04/12, às 09h00: 

Cidadãos e cidadãs em defesa da saúde e da democracia #SaúdeéDemocracia

img-20151203-wa0006.jpg

No Brasil, saúde é direito de todos e dever do Estado. O artigo 196 da Constituição Federal, que assim constitui a saúde como um direito público irrestrito, é uma conquista adquirida a partir dos debates da 8ª Conferência Nacional de Saúde em 1986, em que brasileiros e brasileiras se reuniram para participar dos destinos políticos da saúde no Brasil.

Nesse sentido, a partir de muita mobilização social de trabalhadores e trabalhadoras da saúde e de movimentos sociais foi possível a criação  do Sistema Único de Saúde (SUS), tendo como principio básico a participação social no exercicio pleno de políticas públicas de saúde para a população brasileira.

Esta não foi a primeira vez, entretanto, que as pessoas se uniram em torno do objetivo comum de garantir a implementação do direito à saúde como tal. Desde 1937, ano em que aconteceu a primeira Conferência Nacional de Saúde, cidadãos e cidadãs de todo o Brasil lutam por esta conquista da cidadania.

Nessa semana, entre os dias 01 a 04/12 de 2015, mais uma vez o povo brasileiro está reunido em defesa da saúde como algo próprio do Estado Democrático de Direitos brasileiro, que não admite a imposição de limites de qualquer ordem – principalmente financeiros – para que o acesso à saúde seja garantido a toda e qualquer pessoa.

Avançamos bastante nas políticas de HIV/Aids, saúde mental, atenção básica, redes de atenção a saúde entre outras. No entanto, precisamos avançar muito mais.

Avançar no acesso a serviços de saúde com equidade, no financiamento da saúde, no fortalecimento das vigilâncias na saúde, do controle social e da gestão participativa. Avançar nos dispositivos de produção de cuidado, na formação em saúde, entre outras medidas.

Contudo, a agenda conservadora do país atua sob outra lógica: de retrocessos. Estamos voltando a tempos "cavernosos" para a sociedade em geral, negando direitos e afirmando privilégios.

Desta forma, entendendo o direito à saúde como conquista do povo brasileiro, devemos afirmar nossa luta para a continuidade desse direito. Conquistas não são dadas. Conquista é luta, portanto, saúde é luta. Saúde é democracia. Saúde não é mercadoria e nem se faz como oferta de serviço. Saúde é antes produção coletiva de espaços de cuidado, que envolvem pessoas e relações, e jamais poderá se reduzir a plano técnico de exames, medicação e cirurgias. Saúde é produção de espaços de vida e cuidado tendo como grande aliado a tecnologia. Não é possível fazer um SUS compondo com interesses que visam o lucro. Afirmar a democracia enquanto conquista, é afirmar a saúde pública baseada nos espaços de participação social.

De 1986 para cá, muitas coisas mudaram no Brasil – principalmente a saúde, que se tornou um direito constitucional. Mas a idéia do sanitarista Sérgio Arouca de que "saúde é democracia" permanece inalterada.

Unidos em torno da defesa da saúde pública como uma das grandes conquistas da cidadania e da democracia brasileira, Conselho Nacional de Saude, Comunidade de Práticas, Rede HumanizaSUS, Vivências e Estágios na Realidade do SUS (VER-SUS) São Paulo, GT de Comunicação da Associação Paulista de Saúde Pública (APSP), Política Nacional de Humanização – HumanizaSUS (PNH), e Articulação Nacional de Educação Popular em Saúde (ANEPS), convidam brasileiros e brasileiras para participar do tuitaço "Saúde é democracia".

A partir das 09h00 (horário de Brasília) de amanhã (dia 04/12/15) estaremos tuitanto sob a hashtag #SaúdeéDemocracia, em defesa do SUS integral, universal, igualitário, com participação social e gratuito.

Tuitem conosco! Usem a hashtag #SaúdeéDemocracia

Todos e todas em defesa da saúde!

Todos e todas em defesa da participação social!

Todos e todas em defesa da democracia!